sábado, 21 de maio de 2011

SIMULADO 5. TEMAS ATUALÍSSIMOS!! EM BREVE GABARITOS COMENTADOS DOS SIMULADOS 4 E 5!!



rlandeses protestam contra a visita da rainha da Inglaterra
Elizabeth chegou nesta terça-feira a Irlanda para uma visita de quatro dias
A visita da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, à Irlanda, tem a aprovação de 81% dos irlandeses, segundo uma pesquisa recente. No entanto, dissidentes republicanos contrários ao processo de paz na Irlanda do Norte anunciaram que a soberana britânica, que chegou nesta terça-feira a Irlanda, não é bem-vinda, obrigando as autoridades irlandesas a mobilizar um dispositivo de segurança sem precedentes na história do país.
Fonte: Estadão, 17 de maio de 2011

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir relativos aos conflitos nesta parte do mundo.
21  a rainha Elizabeth II visitou a Irlanda do Sul também conhecida como Eire. Esta Irlanda é independente e republicana e é a primeira vez que a monarca visita o país.
22 a maioria da população irlandesa é contrária a visita da rainha pois não aceita a condição de dependência da parte norte da ilha, a Irlanda do Norte. O IRA, grupo terrorista refratário a paz no norte continua na ativa e bem estruturado tornando ainda mais arriscada a visita de Elizabeth II.
23 os conflitos nesta região ao norte marcaram o século XX. É uma história de confrontos que opõe, de um lado, a maioria dos irlandeses - protestantes, unionistas, identificados com os interesses do domínio britânico - e, de outro, a minoria - católicos, nacionalistas, que atrelam sua identidade nacional à resistência religiosa.

Morte de Bin Laden pode abrir precedente internacional, diz relatório britânico
Parlamentares britânicos dizem que assassinatos cometidos por países podem se tornar aceitáveis politicamente.
A morte de Osama Bin Laden pode abrir um precedente para assassinatos cometidos por Estados no futuro, sugere um relatório escrito por parlamentares britânicos. De acordo com o documento, "a natureza do assassinato de Bin Laden pode ser sinal de que os EUA teriam tendência cada vez maior de matar membros da Al-Qaeda do que capturá-los".
Fonte: Estadão, 17 de maio de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir relativos aos efeitos da guerra ao terror:
24 o próximo que pode ter um destino parecido é o ditador da Líbia Muamar Kadafi já que os bombardeios da OTAN são indiscriminados, e não há, claramente, apreço na manutenção da vida do coronel líbio.
25 as relações entre EUA e Paquistão podem estremecer. Para algumas importantes autoridades de Washington o Paquistão não fez todo o possível para capturar o líder da Al Qaeda e Bin Laden contava com algum tipo de apoio em território paquistanês.

Defesa de chefe do FMI diz que camareira fez sexo porque quis
Advogado de Strauss-Kahn é famoso por representar celebridades e chorar no tribunal
DSK, ex n° 1 do FMI
 Os advogados do diretor-chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, acusado de abuso sexual de uma camareira em Nova York, vão alegar que os dois mantiveram relações sexuais consentidas antes do incidente do qual o líder francês é acusado. As informações são do jornal The New York Post, desta terça-feira (17).
Fonte: EFE, 17 de maio de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
26 o escândalo envolvendo o diretor-geral do FMI já provoca discussão de quem poderia sucede-lo no cargo. Pela tradição o escolhido sempre é um europeu e caso a queda do francês se confirme as especulações devem aumentar. Muitos defendem o fim da hegemonia européia e a escolha de um asiático ou sul americano, representando as mudanças em curso no globo.
27 o caso de Dominique Strauss-Kahn é muito parecido com o do cineasta Roman Polanski
                            Roman Polanski, diretor de "O Bebê de Rosemay", "O Pianista" entre outros



Nenhum comentário:

Postar um comentário