sábado, 21 de maio de 2011

GABARITO COMENTADO SIMULADO 4!

16) C.
17) E. O Brasil já foi um pólo de atração de imigrantes, como as colônias de portugueses, espanhóis, eslavos, japoneses, italianos entre outras que aqui se estabeleceram. A partir da segunda metade do século XX esse quadro se inverteu e com as crises econômicas que o país passou a viver  cada vez mais brasileiros tentaram a vida fora.   Nos áureos tempos da chegada de imigrantes  cerca de 4 milhões de homens e mulheres, subsidiados pelo governo brasileiro, vieram trabalhar em culturas agrícolas no estado de São Paulo e no sul do país. Atualmente, os imigrantes dirigem-se para os centros urbanos mais desenvolvidos, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. Entres os imigrantes, destacam-se os coreanos e bolivianos, cuja maioria trabalha clandestinamente. Em São Paulo, concentram-se em pequenas e médias oficinas e lojas de confecção nos bairros do Brás e Bom Retiro. Segundo estudo do Núcleo de População da Universidade de Campinas (Nepo/Unicamp), sem a documentação necessária para sua legalização, esses imigrantes sujeitam-se a péssimas condições de vida: habitam pequenos cômodos coletivos e são obrigados a trabalhar até 16 horas por dia em troca de dois a três salários mínimos por mês.
Os principais destinos de brasileiros são: EUA,  Inglaterra, Canadá e França. A preferência pelos Estados Unidos é também afirmada pelos brasileiros.  Em uma estimativa feita pelo Ministério das Relações Exteriores, existem cerca de 3 milhões de brasileiros vivendo fora do Brasil, e mais de um terço deles moram nos Estados Unidos, onde estima-se que existam cerca de 1,3 milhões de brasileiros
18) E.
O primeiro presidente a se reeleger seguidamente foi Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1998. A emenda da Reeleição foi aprovada no governo do próprio em 1997 em  meio a polêmicas sobre um suposto esquema de remuneração aos deputados que votassem a favor da emenda. 
FHC ( 1995-2002)

Na história existe também o caso do presidente Rodrigues Alves que foi presidente entre 1902 e 1906, voltou a vencer uma eleição presidencial em 1918 mas não chegou a tomar posse pois morreu de gripe espanhola.
Rodrigues Alves, presidente da República Velha que encarou a famosa Revolta da Vacina no Rio de Janeiro em 1904.

Deu na imprensa:
 "A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição no país, com a ampliação dos mandatos no Poder Executivo para cinco anos --que valeria para presidente da República, governadores e prefeitos.
Se for aprovada pelo Congresso como na comissão, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff --que continuaria tendo direito a disputar a reeleição daqui a quatro anos.A mudança entraria em vigor para os eleitos em 2014, o que atingiria a petista somente se ela fosse reeleita para um segundo mandato.
Os senadores também decidiram manter o sistema do voto obrigatório no país, mesmo com parte da comissão favorável ao voto facultativo. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva. Em momentos de crise, isso pode gerar instabilidade", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
A comissão vai apresentar somente no dia 5 de abril o relatório final com todas as suas decisões, mas até lá vai discutir quatro temas da reforma por semana --com decisões parciais a respeito de cada um.
Apenas dois senadores se declararam favoráveis à manutenção da reeleição no Poder Executivo: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ). Outros doze senadores foram contrários à manutenção do modelo atual, em que os chefes dos Executivos assumem mandatos de quatro anos, com a possibilidade de reeleição.
"A reeleição é um instituto pouco republicano. Na época em que foi votada, fiquei extremamente preocupado. Participar da eleição com alguém com a máquina e a caneta cheia de tinta é muito complicado", disse o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), ex-presidente da República.
Também ex-presidente, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) "impôs" a reeleição ao país em 1997 enquanto estava na Presidência da República para benefício próprio, comprando vários deputados ao preço de R$ 200 mil reais. "Ele não teve nem o cuidado de dizer que seria depois do seu mandato", afirmou.
Folha, março de 2011

19) C.
O Brasil tem na constituição de 1988 a sua 7° carta magna. As anteriores são de:  1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967.
20) C.
O ex-presidente Fernando Collor renunciou para evitar a cassação política porém não conseguiu e ficou inelegível por 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário