domingo, 14 de agosto de 2011

SIMULADO 19! Estilo CESPE, INSS, PF, EBC 2011!!! Teste seus conhecimentos!!

Operação Gênesis II resulta na prisão de 116 pessoas
Foram realizadas 143 barreiras pela polícia, além de patrulhamento fluvial
Os 14 dias da segunda edição da Operação Gênesis, realizada nos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada entre o Brasil e Bolívia, resultaram na prisão de 116 pessoas, um número três vezes maior que a primeira edição da operação, momento em que foram presas 39 pessoas
Fonte: BBC Brasil, 09 de agosto de 2011
Tendo o texto inicial como referência avalie as assertivas
1 A Operação Gênesis envolveu, instituições municipais, estaduais e federais, numa força-tarefa de combate aos crimes de fronteira, especialmente ao tráfico internacional de drogas.
2 Em recente relatório apresentado pela agência UNODC da ONU o Brasil foi apresentado como rota de passagem de drogas, especialmente de cocaína transportada para a Europa.
3 Sobre as recentes operações da Polícia Federal  destaca-se a Operação Voucher  que revelou um esquema de corrupção dentro do Ministério do Turismo.  Desvios de recursos públicos, agentes estatais  corruptos e ONGs laranjas são alguns crimes investigados pela PF neste citado caso.
Polêmica foto divulgada pela PF

Os Rearranjos de poder no Rio de Janeiro
A “Pacificação”, que já atinge cerca de vinte importantes áreas da capital fluminense, mantém a lógica de operar por território. Uma atuação herdada justamente dos atores que sempre agiram na ilegalidade durante a história do Rio de Janeiro. Porém, para terem sucesso, as UPPs precisam romper  com esse sistema e integrar as áreas ocupadas à cidade.
“A  repressão ao tráfico sempre funcionou como matriz de preços, tanto do preço da droga quanto da fixação do valor da mercadoria política oferecida pelos policiais.”
Le Monde Diplomatique, Julho de 2011 / Autor: Michel Misse, sociólogo da UFRJ

Tendo o texto acima como referência, e o tema corrupção como foco,  avalie
4  Como  mercadoria política entende-se  práticas como corrupção, acertos na partilha dos ganhos, troca de favores, clientelismo, compra de proteção e práticas de extorsão por exemplo.
5 Tais mercadorias políticas são geralmente oferecidas por fiscais, agentes policiais, gestores urbanos e operadores políticos.


Unasul quer estreitar relações internas frente à crise, diz Mantega
Os ministros da Fazenda dos países da Unasul se reunirão nesta sexta-feira em Buenos Aires para discutir possíveis medidas a serem tomadas para fortalecer as economias da região em meio à crise internacional, evitando um contágio, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira.
FONTE: Exame.com, 11 de agosto de 2011

6 A União das Nações Sul-Americanas é formada por 12 países da América do Sul e foi aprovada em 2008 como fórum de articulação política, econômica e social. Os únicos territórios que não fazem parte são o Suriname e a Guiana.
7 A Unasul tem o cargo de secretário-geral como o de maior destaque e o primeiro dirigente foi   Nestor Kirchner, ex-presidente argentino morto durante o mandato a frente da entidade sul americana.
8 Hoje o cargo de secretário-geral da Unasul é exercido por um brasileiro, José Graziano, ex-ministro no governo Lula.

Brasil, Índia e África do Sul pedem moderação ao governo sírio
Em novo comunicado, Ibas pede respeito aos direitos humanos, enquanto operações do Exército continuam
Brasil, Índia e África do Sul pediram moderação e respeito aos direitos humanos ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, em comunicado divulgado nesta quinta-feira pelo ministério indiano das Relações Exteriores.
No texto, representantes dos três países pedem "o fim imediato da violência e que todas as partes atuem com máxima moderação e máximo respeito aos direitos humanos e às regras internacionais".
Fonte: IG, 11 de agosto de 2011
Tendo o texto como referência inicial, avalie:
9 O Fórum IBAS é uma iniciativa trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, desenvolvida no intuito de promover a cooperação Sul-Sul.
Alguns objetivos do chamado IBAS são: promover o diálogo Sul-Sul, a cooperação e posições comuns em assuntos de importância internacional; promover oportunidades de comércio e investimento entre as três regiões das quais os países fazem parte; promover a redução  internacional da pobreza e o desenvolvimento social
10 A respeito da Síria a pressão é grande contra o governo de Al-Assad e a repressão maior ainda. Desde o início da chamada primavera árabe foi na Síria a maior quantidade de mortos em  protestos contra o governo.


Gabarito
1)      C 
2)      C
3)      C
4)      C
5)      C
6)      E
7)      C
8)      E
9)      C
10)   C

Nenhum comentário:

Postar um comentário