domingo, 14 de agosto de 2011

SIMULADO 18! ESTILO CESPE! INSS, PF, EBC... 2011!!!

BNDES desembolsará R$ 500 bi para Plano Brasil Maior até 2014
Como parte da nova política industrial do governo Dilma, chamada de "Plano Brasil Maior", que está sendo lançada nesta terça-feira em Brasília, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma série de medidas "que permitirão maior agilidade na concessão de financiamentos e redução de custos do investimento", segundo divulgação no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Fonte: IG, 2 de agosto de 2011
Tendo o texto como referência inicial avalie:
1 O objetivo do programa é apresentar compensações efetivas para o setor industrial contra a valorização do real frente ao dólar, que afeta a competitividade das indústrias brasileiras no exterior.
2 O BNDES citado no texto foi criado nos anos 90 durante o processo de redução do papel do Estado, evidenciado pelas privatizações de algumas empresas estatais.
3 A alta do real prejudica o turismo dos brasileiros fora do país e a comprovação é a redução desta atividade  nos últimos meses.

Após condenação da ONU, Síria anuncia criação de partidos políticos.
Depois de dezenas de manifestações e confrontos violentos entre governo e opositores, a Síria finalmente anunciou medidas para mudar o regime político do país. O presidente sírio, Bashar al Assad, assinou nesta quinta-feira um decreto que abre oficialmente seu país ao multipartidarismo. O decreto foi assinado poucas horas depois da ONU aprovar uma resolução condenando o regime de Assad.
Fonte: Revista Época, 4 de agosto de 2011
Tendo o texto como referência inicial avalie:
 4 As acontecimentos na Síria estão inseridos no contexto da chamada Primavera Árabe e a maior certeza disso são os anseios populares pela democratização do regime.
5 O país de Bashar Al Assad tem complicadas relações com Israel já que nos anos 60, durante a Guerra do 6 Dias, perdeu o território das Colinas de Golã. Os dois países não mantém relações políticas.
6 A respeito da tirania na Síria, o Brasil desde o governo Lula faz duras críticas ao regime de Al Assad. Durante o seu mandato, o ex-presidente Lula se recusou a receber o mandatário sírio em Brasília criando forte embaraço com os outros países árabes.
Mortes na Síria

 ONU afirma que fome crônica está se espalhando pela Somália
“A fome crônica deve se espalhar por todas as regiões no sul do país nas próximas quatro ou seis semanas”, disse, em um comunicado, o departamento da ONU responsável por segurança alimentar. Mais de 11 milhões de pessoas foram afetadas no país pela pior seca a atingir o chamado Chifre da África em 60 anos.
Fonte:  BBC Brasil, 3 de agosto de 2011
Tendo o texto inicial como base, avalie:
7 A situação é agravada ainda mais pela dificuldade na entrega de ajuda humanitária no país, já que grupos extremistas  proíbem a ação de algumas agências em locais sob seus domínios. 
8 A Somália está localizada na parte leste do continente e nos últimos anos ficou conhecida pelos ataques a navios em seu litoral feitos por piratas somalis.

A pobreza extrema caiu significativamente no mundo e até 2015 deverá afetar 15% da população mundial, abaixo do objetivo inicial de 23% fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo um relatório do organismo divulgado nesta quinta-feira. Tal avanço aconteceu principalmente graças a progressos feitos por potências emergentes, em particular China e Índia, cujo indicador de pobreza cairá para 5% e 22%, respectivamente, nos próximos quatro anos. Os dados foram anunciados no relatório anual de monitoramento dos Objetivos do Milênio (OMD) da ONU.
IDH avalia Saúde, Educação e Renda per capita desde 1993

( adaptado da revista Veja)
Sobre a notícia são feitas as seguintes afirmações, marque Certo ou Errado
9  Mesmo com a recente redução da miséria, o Brasil, em relação à América Latina, está atrás de países como o Chile, Argentina, Uruguai e México.
10  Com relação ao IDH, entre os emergentes o Brasil está bem a frente da China e da Índia





Gabarito
1)C  2)E   3)E   4)C    5)C   6)E   7)C   8)C   9)C   10)C

Nenhum comentário:

Postar um comentário