sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SIMULADO 17 ( Estilo CESPE)! INSS 2011!!

Especialistas acreditam em acordo para aumento do teto da dívida dos EUA
Bolsas de valores em queda no mundo inteiro e o dólar com desvalorização mais acentuada dão a tônica da apreensão que tomou conta dos mercados por causa do impasse da dívida norte-americana, que é US$ 14,3 trilhões. Mas, de modo geral, quem acompanha as finanças mundiais acredita que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Congresso chegarão a um acordo, até o próximo dia 2, para o aumento da dívida.
Fonte: JB online, 2 de agosto de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e utilizando vossos conhecimentos sobre a crise econômica mundial, julgue os itens a seguir:
1 A economia norte-americana preocupa e o risco de moratória da maior potência planetária assombra o mundo. O impacto seria ainda turbinado pelo delicado momento que atravessam as outras economias desenvolvidas, como a Europa, que vive uma  crise de confiança e endividamento e o Japão com os problemas vividos pós-terremoto e tsunami.
2 Com a discussão da possibilidade do calote americano, se coloca em dúvida um modelo  de sociedade de mercado, de respeito aos direitos adquiridos.
3 A tendência é o aumento do fluxo de capitais para países emergentes, como o Brasil. Esse cenário deve se manter enquanto houver um forte descompasso entre o crescimento desses emergentes e a estagnação das nações mais ricas. 
4 Entre os mercado emergentes, a América Latina desponta como principal pólo de atração de recursos para investimentos estrangeiros diretos, deixando na segunda posição a Ásia.

Noruega não será intimidada por ataques, afirma premiê
O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira que a Noruega não seria intimidada pelo ataque a bomba e o massacre a tiros de sexta-feira, afirmando ter sido uma "tragédia nacional". A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 76 mortos. As autoridades chegaram a divulgar que 93 pessoas tinham morrido nos ataques, mas revisaram os dados e informaram um novo balanço na segunda, dia 25.
Fonte: Terra, 27 de julho de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:

5 Behring Breivik, o atirador norueguês, num manifesto publicado na internet demonstra uma forte aversão ao multiculturalismo e sua política de tolerância global. As preocupações aumentam na Europa com o recrudescimento de grupos de extrema-direita.

6 Entende-se multiculturalismo como a predominância de determinada cultura sobre as  demais, portanto representa a hegemonia dos países mais desenvolvidos e o esmagamento das tradições minoritárias.
7 O Brasil é citado no manifesto do terrorista. Para ele a miscigenação cultural brasileira resultou em uma falta de coesão nacional, o que teria tornado o País "permanentemente disfuncional" e seria responsável pelos altos índices de corrupção, falta de produtividade e eterna disputa entre "culturas conflitantes".

Conselho de Segurança debate pleito palestino a Estado-membro da ONU
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou nesta terça-feira um debate sobre a decisão dos palestinos de pleitear, em setembro, o status de Estado-membro da ONU. Os palestinos culpam o fracasso no processo de paz com Israel, patrocinado pelos Estados Unidos, por sua decisão de tentar ingressar unilateralmente na ONU. A iniciativa palestina tem o apoio dos países árabes, mas os Estados Unidos – que têm poder de veto no CS – e Israel pediram a eles que voltem à mesa de negociações.
Fonte: BBC Brasil, 26 de julho de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:

8 Para a Palestina se tornar de fato um país reconhecido como independente  é necessária a desocupação imediata da Faixa de Gaza. Com a entrega total da Cisjordânia, Israel espera melhorar as relações com os árabes, ainda mais agora com o anúncio de entrega de toda Jerusalém aos palestinos.
9  Outra evidência da Palestina não ser reconhecida como país independente é o fato de não integrar os quadros da FIFA, a federação internacional de futebol.
10 No Conselho de Segurança da ONU EUA e Israel podem usar o poder de veto para  impedir a  entrada da Palestina, portanto a tendência é de que isso ocorra, pela natural rivalidades entre estes Estados.


Gabarito
1) C  2)C  3)C  4)E  5)C  6)E  7)C  8) E  9)E  10) E

Nenhum comentário:

Postar um comentário