sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESPECIAL BB 2011! BOA SORTE GALERA!!!

1)  ( CPCAOS 2011) Carre pão: a luta para nascer
Teve início a batalha para unir o Pão de Açúcar ao Carrefour e criar um gigante franco-brasileiro no varejo mundial. Pode até ser bom para o consumidor brasileiro.
Veja, 6 de julho de 2011
Quem ganha com a fusão?
A União entre o Pão de Açúcar e o Carrefour é boa para Abílio Diniz e os franceses. E o Brasil?
Carta Capital, 6 de julho de 2011

São feitas as seguintes afirmações:
I As abordagens sobre o tema realizadas pelas revistas são imparciais e muito semelhantes.
II Tem sido característica na economia brasileira a formação de grandes empresas através de fusões ou aquisições  entre empresas nacionais e também com estrangeiras. São exemplos os casos da AmBev e Interbrew, do Itaú e Unibanco,Perdigão e Sadia, Submarino e Americanas ponto com além do caso citado no texto acima.
III O órgão responsável para avaliar este tipo de procedimento é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade), que é vinculado ao Ministério da Justiça. Ele tem a finalidade de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e da repressão a tais abusos.
Está correto o que consta APENAS em:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

2) ( CPCAOS 2011) Governo argentino lamenta morte de Itamar Franco
O Governo argentino enviou neste domingo suas condolências ao Brasil pela morte do ex-presidente e senador Itamar Franco. "O ex-presidente foi um destacado político brasileiro e, sob seu governo, foram promovidas as condições que firmaram as bases para o crescimento econômico e social do Brasil nas últimas décadas", disse o Ministério das Relações Exteriores argentino em comunicado.
( adaptado do  site Terra)

São feitas as seguintes afirmações:
I Durante a  presidência  de Itamar Franco a integração econômica  regional foi desestimulada e o governo apelou para medidas nacionalistas e protecionistas, como o relançamento do fusca.
II Também durante o período de  Itamar na presidência,  cumprindo com o previsto na Constituição de 1988, o governo realiza um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. Em função dos resultados, foi mantido o regime republicano e presidencialista.
III Erroneamente se associa o plano real ao governo Itamar quando na verdade ele só foi lançado em 1995 no governo Fernando Henrique Cardoso.

Está correto o que consta APENAS em:

a) I
b) I e III
c) todas estão corretas
d) II
e) III

3) (CPCAOS 2011)  Governo suspende leilão do trem-bala entre Rio e São Paulo
O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio, não vai mais ocorrer neste mês. Ainda não há definição de nova data para a licitação do projeto de R$ 34 bilhões, o mais caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja entrega das propostas estava marcada para segunda-feira e o leilão em si no dia 29.
( adaptado do site  IG economia)
São feitas as seguintes afirmações
I  A respeito das principais dificuldades em realizar o citado leilão estão a queda do ministro dos transportes e as incertezas de lances.
II  O gargalo da infraestrutura é um mal comum a todos os países ditos emergentes, como é o caso da África do Sul que durante a Copa mostrou toda a sua fragilidade no setor de transportes.
III A queda do ministro dos transportes por corrupção é a segunda no governo Dilma Rousseff, já que o ex-ministro da Integração Nacional Antonio Palocci também se afastou por esse motivo.
IV A corrupção não é um dos problemas de outro emergente como a China já que no país a pena de morte é adotada também para esses casos.
Está correto o que consta APENAS em:
a) I e II
b) III e IV
c) II e III
d) I
e) III

4) ( CPCAOS 2011) Cinza vulcânica pode alterar calendário da Copa América 2011
A nuvem de cinzas expelida pela cadeia de vulcões Puyehue-Cordón Caulle, que está afetando voos para a Argentina, pode alterar o calendário da Copa América que será realizada no país, disse o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona. A cinza vulcânica provocou cancelamentos de voos de e para Buenos Aires e outras cidades da Argentina nos últimos dias.
(adaptado do Estadão)
O citado vulcão está localizado
a) na Bolívia
b) no Chile
c) na Venezuela
d) no Equador
e) no Paraguai

5) ( CPCAOS 2011) Bahrein desiste de receber etapa da Fórmula 1 em 2011
O controverso GP do Bahrein de Fórmula 1 não será mesmo realizado em 2011. Os organizadores da prova divulgaram comunicado nesta quinta-feira ( 09/06/11) para anunciar que desistem de receber a categoria nesta temporada.
 ( adaptado do Estadão)
As razões que levaram ao cancelamento da etapa de F1 foram
a) a morte do feirante bareinita que ateou fogo ao próprio corpo e desencadeou manifestações no país.
b) as denúncias de corrupção contra dirigentes da FIA acusados de corrupção, crime banido com a pena de morte no país.
c) aos intensos protestos que ocorrem no país. Os manifestantes demandam reformas políticas e sociais profundas no país, dividido por grupos religiosos como xiitas e sunitas.
d) à greve dos funcionários do autódromo que exigem melhorias salariais e garantia de férias.
e) pelo alto custo de se organizar a etapa do campeonato de F1, orçado em mais de 450 milhões de dólares.

6) ( CPCAOS 2011) O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da Festa Literária Internacional de ( ...) (Flip) em 2012, quando o evento completa dez anos. O anúncio foi feito ontem no encerramento da 9.ª edição, que teve como homenageado o escritor Oswald de Andrade (1890-1954).
(adaptado da Agência Estado)
A citada feira literária ocorre
a) Petrolina
b) Petrópolis
c) Porto de Galinhas
d) Porto Seguro
e) Paraty

7) ( CPCAOS 2011) Enem bate recorde de inscrições, com quase 5 milhões de candidatos
A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá o maior número de candidatos da história. Até as 10h desta quinta-feira (09/06/2011), o governo havia registrado 4.845.645 inscrições. No ano passado, foram 4.611.411 no total.
O Enem foi criado no governo
a) Itamar Franco
b) José Sarney
c) Fernando Henrique Cardoso
d) Luiz Inácio Lula da Silva
e) Fernando Collor de Melo

8) ( CPCAOS 2011)  Os responsáveis do Festival de Cannes consideraram nesta quinta-feira ( 19/05/11) as declarações nazistas do diretor dinamarquês Lars Von Trier como "graves", mas aceitaram suas desculpas.
O Festival de Cannes ocorre
a) na Itália
b) na Espanha
c) na Bulgária
d) na França
e) em Luxemburgo

9) ( CPCAOS 2011) A China destinará 150 milhões de iuans (23 milhões de dólares) este ano em segurança nuclear, informou a agência de notícias estatal Xinhua neste sábado ( em 14/05/11), em meio às preocupações globais quanto ao setor após a crise desencadeada pelo terremoto no continente. No ano passado, o orçamento do Ministério de Proteção Ambiental não incluía projetos de segurança nuclear, segundo a agência.
( adaptado da agência Reuters)
Sobre o tema energia nuclear são feitas as seguintes afirmações:
I. Recentemente dois países europeus anunciaram que não mais se utilizarão da energia nuclear, foram eles a Alemanha e a França.
II. O acidente ocorrido em Fukushima na China foi um dos mais graves da história.
III. O mais grave acidente na história em número de mortos foi o de Chernobyl, na época parte integrante da URSS e hoje território da Ucrânia.
IV. A Argentina e o Brasil têm programas de cooperação na área nuclear desde os anos 80.

Está correto o que consta APENAS em
a) I e IV
b) II e III
c) II, III e IV
d) III e IV
e) II e IV

10) ( CPCAOS 2011) Nunca editado no Brasil e pouco conhecido por aqui, o português Manuel António Pina é o vencedor do Prêmio Camões 2011. Ele foi escolhido por um júri formado por dois brasileiros, dois portugueses, um angolano e um são-tomense (das ilhas africanas de São Tomé e Príncipe).
O Prêmio Camões é destinado
a) as artes plásticas
b) aos tradutores
c) aos diplomatas
d) à literatura
e) aos economistas

11) ( CPCAOS 2011) Feira Internacional de Arte de São Paulo, que é inaugurada hoje para convidados e amanhã para o público, vai ocupando cada vez mais o prédio da Bienal. Em sua 7.ª edição, o evento, que tem 89 galerias participantes (delas, 14 estrangeiras), se estende pelo térreo, primeiro piso e até pelo segundo andar do Pavilhão Ciccillo Matarazzo no Ibirapuera, apresentando mais de 2.500 obras de arte moderna e contemporânea.
( Adaptado do Estadão)
O ministério da cultura no Brasil é comandado por
a) Ideli Salvatti
b) Ana de Holanda
c) Luiz Sérgio
d) Orlando Silva
e) Antônio Patriota

12) ( CPCAOS 2011) Um ex-dirigente do regime Khmer Vermelho, julgado por genocídio, prometeu nesta quinta-feira cooperar com o tribunal da ONU de Phnom Penh que pretende revelar a verdade sobre esta sombria página da história do país.
A notícia faz referência ao
a) Vietnã
b) Camboja
c) Laos
d) Turcomenistão
e) Tibet

13) (CPCAOS 2011) A 20ª edição do Relatório de Desenvolvimento Humano faz um balanço sobre as últimas décadas e identifica tendências na evolução do IDH. Sobre o Brasil são feitas as seguintes afirmações:
I. O Brasil vem melhorando e ganhando posições no que diz respeito ao combate a pobreza e na redução das desigualdades sociais.
II. A proporção de pobres no país vem caindo assim como também as classes A e B.
III. Crescimento econômico não basta para reduzir a pobreza.
Está correto o que consta APENAS em
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) Todas estão incorretas
e) Todas estão corretas

14) ( CPCAOS) A pobreza extrema caiu significativamente no mundo e até 2015 deverá afetar 15% da população mundial, abaixo do objetivo inicial de 23% fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo um relatório do organismo divulgado nesta quinta-feira. Tal avanço aconteceu principalmente graças a progressos feitos por potências emergentes, em particular China e Índia, cujo indicador de pobreza cairá para 5% e 22%, respectivamente, nos próximos quatro anos. Os dados foram anunciados no relatório anual de monitoramento dos Objetivos do Milênio (OMD) da ONU.
( adaptado da revista Veja)
Sobre a notícia são feitas as seguintes afirmações
I. Mesmo com a recente redução da miséria, o Brasil, em relação à América Latina, está atrás de países como o Chile, Argentina, Uruguai e México.
II. Com relação ao IDH, entre os emergentes o Brasil está bem a frente da China e da Índia.
III. A taxa de extrema pobreza na Índia caiu, mas o número de miseráveis cresceu. Essa aparente contradição se deve à alta taxa de natalidade que aumenta constantemente.

Está correto o que consta APENAS em:
a) I e III
b) II e III
c) I e III
d) Todas estão corretas
e) III

15) ( CPCAOS 2011) Graves ameaças pesam sobre o futuro da chamada "primavera árabe" seis meses após o início de revoltas que derrubaram os presidentes tunisiano e egípcio e provocaram crises na Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein.A série de protestos e revoltas, que espalharam esperanças democráticas nesta região do mundo, tornaram-se hoje uma procissão de conflitos, crises e graves problemas econômicos.
( adaptado do site G1)
O movimento que deu origem aos demais ocorreu na Tunísia e ficou conhecido como
a) Revolução das Tulipas
b) Revolução dos Feirantes
c) Revolução das Freiras Suicidas
d) Revolução dos Cravos
e) Revolução de Jasmim

16) ( CPCAOS 2011)  Milhares de egípcios voltaram às ruas nesta sexta-feira (em 08/07/2011) para defender a revolução que depôs o ex-presidente Hosni Mubarak, e direcionar sua ira contra os militares, devido ao lento processo de reformas.
( adaptado do site DW-World)
Entre as principais razões que levaram as populações árabes a protestarem no início de 2011 estão
a) a severidade religiosa desses governos que não permitem a tolerância, o principal anseio desses manifestantes.
b) o desejo de aumentar a participação do capital estrangeiro na a partir de uma abertura e do aprofundamento das medidas de desestatização da economia.
c) os jovens foram os líderes do movimento pois foram fortemente atingidos pelo desemprego e a estagnação econômica.
d) o movimento teve um caráter nitidamente elitista e conservador, com o claro intuito de manter o status quo.
e) a participação popular não foi imprescindível para o desencadeamento dos fatos.

17) ( CPCAOS 2011) Quando um jovem vendedor ambulante da Tunísia escolheu uma forma radical de protestar contra o confisco de suas mercadorias pela polícia, ateando fogo ao próprio corpo, ninguém poderia imaginar que seu gesto detonaria uma onda de protestos capaz de derrubar o ditador Zine el Abidin Ben Ali de seus 23 anos de reinado ( adaptado da Veja)
Sobre  a chamada Primavera Árabe.
I. Munidos de novas tecnologias de comunicação, os jovens manifestantes ampliaram seu poder de ação já que os movimentos de rua são orquestrados pelo simples digitar de teclado de um celular ou de um computador.
II. Na Líbia, uma rebelião se ergueu contra o ditador mais antigo do mundo árabe, Muamar Kadafi.
III. Na Tunísia, após a queda do ditador Zine Ben Ali, grupos conservadores e extremistas religiosos tomaram o país instaurando inclusive a sharia como lei no país.
Está correto o que consta APENAS em:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

18) ( CPCAOS 2011)  Dilma se elegeu na disputa em segundo turno contra José Serra (PSDB) com 56% dos votos válidos. Ela tomará posse no dia 1º de Janeiro, quando receberá a faixa presidencial do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).A primeira mulher a chegar à presidência na América Latina foi a argentina María Estela Martínez de Perón, mais conhecida como “Isabelita” Perón.
(adaptado da revista Veja)
Abaixo um dos países não tem uma mulher como mandatária:
a) Argentina
b) Chile
c) Costa Rica
d) Alemanha
e) Finlândia

19) ( CPCAOS 2011) A crise financeira mundial, que atingiu o auge em setembro de 2008, agravou os problemas financeiros de alguns países da UE (União Europeia). Os governos, para diminuir os impactos da crise, ajudaram os setores mais críticos da economia com pacotes bilionários, que evitariam perdas de empregos e atenuariam os efeitos negativos das turbulências no setor financeiro. Com tantos pacotes de ajuda, a arrecadação destes governos diminuiu e eles ficaram mais endividados.
( adaptado do site G1)
Recentemente um acrônimo ficou conhecido por definir os principais países europeus em crise, a alternativa correta é
a) BRICS
b) OPEP
c) PIIGS
d) FIERROU
d) UNASUL

20) ( CPCAOS 2011)  A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, continua nesta quarta-feira (18/05/2011) sua histórica visita com vários atos programados em Dublin, entre os quais se destaca uma visita ao Croke Park.No segundo dia de sua viagem, a monarca, que está acompanhada por seu marido, o duque de Edimburgo, iniciou o dia com uma visita ao museu da fábrica da famosa cerveja preta Guinness, onde os dois se recusaram a experimentar a famosa bebida nacional.
( Adaptado da Agência EFE)
O país historicamente visitado por Elizabeth II em maio de 2011 foi
a) Irlanda do Norte
b) Eire
c) Dinamarca
d) Canadá
e) Groelândia

21) ( CPCAOS 2011)  “Uma carta que pede que seu país seja aceito como membro de pleno direito do organismo internacional, no qual será a 193º nação. A ONU confirmou nesta segunda-feira que recebeu esta carta datada em 9 de julho, o mesmo dia em que foram realizadas as comemorações do aniversário do novo país em Juba, a capital.”
(adaptado do site Terra)
O novo país em questão é o
a) Kosovo
b) Tibet
c) Curdistão
d) Waziristão
e) Sudão do Sul

22) ( CPCAOS 2011) O Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou nesta segunda-feira a retirada da missão do organismo multilateral no Sudão (UNMIS), cujo mandato era supervisionar a implementação do acordo de paz que pôs fim em 2005 a guerra civil entre o norte e o sul do país que durou 21 anos.
( adaptado do site Terra)
Abaixo uma das alternativas não corresponde a um país que esteja no Conselho de Segurança
a) França
b) China
c) Brasil
d) Rússia
e) Itália

23) (CPCAOS 2011)  O acordo prevê fontes de recursos que poderão remunerar os não produtores no período de transição até a atividade plena dos campos do pré-sal; redistribuir aos não produtores os royalties da União em campos do pós-sal; . ( adaptado do site JB online)
O Estado brasileiro que mais produz petróleo é 
a) São Paulo
b) Espírito Santo
c) Rio de Janeiro
d) Minas Gerais
e) Alagoas

24) ( CPCAOS 2011) Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2011, o filme recupera, de forma didática e extensa, os motivos que levaram os Estados Unidos e o mundo à crise econômica de 2008, a maior desde a Grande Depressão americana da década de 30.
( adaptado do site da Veja)
O filme citado é
a) Lixo Extraordinário
b) Restrepo
c) Trabalho Interno
d) Emanuelle: Por trás da inocência
e) Capitalismo: Uma história de amor

25) ( CPCAOS 2011) A balança comercial brasileira iniciou o segundo semestre deste ano com um superávit (exportações menos importações) de US$ 1,87 bilhão, resultado obtido nas duas primeiras semanas de julho, entre 1º e 10 (seis dias úteis), de acordo com números divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O resultado supera o saldo positivo de todo o mês de julho do ano passado (+US$ 1,34 bilhão).
( adaptado do site G1)
Em 2011 um país ultrapassou os EUA como o maior parceiro comercial do Brasil, foi ele
a) Argentina
b) Índia
c) Alemanha
d) China
e) Rússia

26) ( CPCAOS 2011) O Brasil está preparando uma série de medidas adicionais para conter a alta do real frente ao dólar, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Em entrevista ao jornal ‘Financial Times’, ele avaliou que a guerra cambial não dá sinais de estar chegando ao fim. “Sempre temos medidas a tomar”, disse ele segundo a publicação. De acordo com o FT, Mantega afirmou que o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, ainda está longe de chegar a um acordo sobre diretrizes para lidar com o câmbio, apontando que há disputas entre países como os Estados Unidos e a China. ( adaptado do site G1)
São feitas as seguintes afirmações sobre o texto acima
I. Guerra Cambial tem relação com a prática  dos países que tentam manter a moeda muito barata em relação ao dólar, como é o caso notório da China.
II. Os EUA, maior destino das exportações chinesas, acusam os orientais de usar métodos condenáveis para ampliar mercados, ao manter sua moeda, o Yuan, muito desvalorizado.
III. O desequilíbrio gera pressões sobre as moedas do mundo. É o caso do real, supervalorizado em razão da enxurrada de dólares no mercado.
IV. O G20, criado nos anos 90, extingui o G8, antigo fórum de debates entre as economias desenvolvidas.
Está correto o que consta APENAS em:
a) I, II e IV
b) II, III e IV
c) I, II e III
d) Todas estão corretas
e) I e II

27)  ( CPCAOS 2011)  O último voo da Atlantis, agendado para 8 de julho, pode até arrancar lágrimas de quem acompanhou a jornada de trinta anos dos ônibus espaciais da Nasa. Robustas, essas naves realizaram, em 135 missões, feitos que permitirão à ciência avançar em inúmeras áreas, ainda por muitos e muitos anos – como pôr em órbita o satélite Hubble e ajudar a montar a Estação Espacial Internacional.
( adaptado do Exame.com)
Para desenvolver o setor, em 2006  foi constituído uma nova empresa pública de caráter binacional, como Itaipu com o Paraguai, a Alcantara Cyclone Space. Essa empresa é uma associação do Brasil com o(a) :
a) Angola
b) Vietnã
c) China
d) Ucrânia
e) Cazaquistão

28)  ( CPCAOS 2011) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Seu mandato central é o combate à pobreza.
Sobre o tema são feitas as seguintes afirmações:
I. A expectativa de vida está diretamente relacionada aos direitos básicos da população, como o saneamento básico que reduz a mortalidade infantil e os bons serviços de saúde que estendem os anos de vida.
II. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos e para isso contribuíram as campanhas de vacinação  e a melhora no acesso a serviços de saúde.
III. Algumas regiões do Brasil ainda carecem de segurança, saneamento, alimentação e assistência médica, já que esses fatores reduzem a longevidade de estratos  da sociedade.
IV. O Brasil tem implementado nos últimos anos políticas bem-sucedidas  para diminuir a desigualdade social, principalmente por meio de transferência de renda e proteção social.
Está correto o que consta APENAS em:
a) I, II, III
b) III e IV
c) I, III e IV
d) II e III
e) Todas estão corretas

29) ( CPCAOS 2011) O Brasil subiu quatro posições entre 2009 e 2010 e foi o país que mais avançou no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado nesta quinta-feira (04/11/10) pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud). Nenhum outro país registrou uma variação tão grande, sendo que a maioria das nações permaneceu estagnada.
( adaptado do site UOL)
São feitas as seguintes afirmações sobre educação:
I.  O Relatório de Desenvolvimento Humano aponta que os resultados referentes à área da educação puxaram para baixo o índice brasileiro, que ficou abaixo da média latino-americana.
II. No Brasil persistem as desigualdades educacionais no país por região. Sul e Sudeste têm maiores índices de inacessibilidade a educação.
III. O Brasil chega perto de universalizar a educação fundamental, mas ainda vai mal em qualidade educacional e no acesso às outras etapas do ensino.

Está correto o que consta APENAS em:

a) I e III
b) II e III
c) I e II
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

30) ( CPCAOS 2011) Isabel Allende há muito tempo aceitou que seu pai, o ex-Presidente Salvador Allende, tirou a própria vida com um rifle de assalto a poucos minutos antes de as tropas invadirem o palácio presidencial em um golpe em 11 de setembro de 1973. Mesmo que defensores de esquerda, como Fidel Castro, tenham declarado que Allende morrera  em um tiroteio, o suicídio se tornou um motivo de orgulho, mais do que de vergonha, para os membros da família, disse ela.
( adaptado do site Observatório de Relações Internacionais)
O texto refere-se ao ex-presidente do
a) Peru
b) Chile
c) Uruguai
d) Equador
e) México

31) ( CPCAOS 2011) Um tribunal condenou nesta quinta-feira à prisão perpétua o ex-ditador Reynaldo Bignone por crimes cometidos nos últimos anos do regime militar no país (1976-1983), informaram fontes judiciais. A pena foi imposta pelo Tribunal Oral Federal 1 da cidade de San Martín que em 2010 já havia sentenciado Bignone a 25 anos de prisão por crimes de repressão cometidos na base militar de Campo de Mayo, que abrigava quatro centros de tortura e uma maternidade clandestina.
( adaptado do site UOL notícias)
O texto refere-se a (ao)
a) Chile
b) Argentina
c) Venezuela
d) Nicarágua
e) El Salvador

32) ( CPCAOS 2011)  O longa-metragem Cilada.com, dirigido por José Alvarenga Jr (“Divã”, “Os Normais”) e escrito e estrelado por Bruno Mazzeo (série “Cilada”), teve a melhor abertura de filme nacional no ano. A comédia estreou em 380 salas na última sexta (8/7), e até domingo foi visto por mais de 440 mil espectadores.
( adaptado do site UOL)
Em 2011 o representante do Brasil na disputa do Oscar, o prêmio do cinema norte-americano, foi
a) Tropa de Elite 2
b) O Céu de Suely
c) O Cheiro do Ralo
d) Lixo Extraordinário
e) Nós que aqui estamos por vós esperamos

33)  ( CPCAOS 2011) A cidade de Paulínia era um local improvável para se tornar a meca do cinema brasileiro, mas já há quatro anos o seu Festival de Cinema vem brigando por essa condição. O evento possibilita que filmes nacionais inéditos, muitos dos quais sem distribuidora oficial, sejam exibidos em primeira mão e em sessões gratuitas para o público e a imprensa. Além da premiação em dinheiro – R$ 800 mil em prêmios – para os vencedores do festival, a Prefeitura local também investe para atrair filmagens de produções para a cidade, transformando-a assim num verdadeiro pólo cinematográfico. ( adaptado do UOL)
A Hollywood brasileira fica
a) no Espírito Santo
b) no Paraná
c) em Minas Gerais
d) em Alagoas
e) em São Paulo

34) ( CPCAOS 2011) As cinzas do escritor português José Saramago foram depositadas neste sábado aos pés de uma oliveira centenária, trazida de sua aldeia natal, Azinhaga do Ribatejo (centro), e plantada numa praça de Lisboa, no primeiro aniversário de sua morte.
(adaptado da agência AFP)
O Nobel de Literatura em 2010 foi dado a um latino-americano, foi ele
 a) Eduardo Galeano
b) Pablo Neruda
c) Gabriel Garcia Marques
d) Octavio Paz
e) Mario Vargas Llosa

35) ( CPCAOS 2011) Números do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontam a existência de 60 mil casais homossexuais.

Entre os heterossexuais, o recenseamento revelou que há 37,4 milhões de relações estáveis. A maior concentração de cônjuges do mesmo sexo foi verificada na Região Sudeste, com 32.202 relações homoafetivas, seguida pelo Nordeste, com 12.196 casais. O Norte tem o menor número de casais do mesmo sexo: 3.429, seguido do Centro-Oeste, com 4.141. A Região Sul tem pouco mais de 8 mil casais homossexuais.  
No 1° semestre de 2011 por iniciativa de uma senadora de São Paulo foi proposta uma lei federal que criminaliza a homofobia. A senadora em questão é
a) Ideli Salvatti
b) Gleisi Hoffman
c) Benedita da Silva
d) Marta Suplicy
e) Miriam Belchior

36) ( CPCAOS 2011) O líder líbio Muammar Gaddafi afirmou nesta sexta-feira à noite que seu regime não cairá e pediu à Otan que interrompa seus ataques contra as forças lealistas em uma mensagem a seus partidários.O ditador, no poder há 42 anos, ainda ameaçou a Europa dizendo que a guerra pode chegar ao continente. ( adaptado do UOL)
Além da Líbia a Otan tem presença massiva em um país asiático,
a) Afeganistão
b) Paquistão
c) Iêmen
d) Jordânia
e) Irã

37) ( CPCAOS 2011) O subsecretário de Coordenação da Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Arquimedes Diógenes Ciloni, informou que já existe um projeto de lei no Congresso Nacional para vinculação de novos institutos de pesquisa ao MCT. Um deles será desenvolvido, especificamente, como parte do acordo firmado pelo governo brasileiro com a Foxconn, para produção de iPads no País. ( adaptado da agência EFE)
Em viagem recente da presidenta Dilma Rousseff a China foi anunciada a produção dos iPads no Brasil, que é um tablet
a) da Samsung
b) da Panasonic
c) da Apple
d) da Sony
e) da Nintendo

38) ( CPCAOS 2011) A Justiça do Rio condenou em 1ª instância o Google a aumentar o controle contra apologia a crimes na rede social Orkut. De acordo com a decisão da Juíza Simone Lopes da Costa, da 10ª Vara de Fazenda Pública, a empresa, entre outras coisas, será obrigada a criar e manter "sistemas aptos a identificar existência de perfis, comunidades ou páginas dedicados a pedofilia" e apologia ao crime, inclusive de marcação de brigas entre torcidas de futebol. ( adaptado da agência AFP)
Não é exemplo de rede social
a) Foursquare
b) Facebook
c) MySpace
d) LinkdIn
e) Google

39) ( CPCAOS 2011) O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas. ( adaptado do site G1)
A nome da operação militar que matou o famoso  terrorista foi
a) Gafanhoto
b) Jerônimo
c) Buraco do Tatu
d) Delta
e) Sky Is Blue

40) ( CPCAOS 2011) No momento em que o mundo se questiona sobre seu futuro, a zona do euro, o grupo de países da União Europeia que adota a moeda única, ganha hoje seu 17.º membro - e melhor aluno. A Estônia, dona das melhores estatísticas econômicas do continente, adota em 2011 a divisa, dando de ombros para o mercado financeiro e para a ameaça de insolvência que rondou países como Grécia, Irlanda, Espanha e Portugal em 2010. ( adaptado da Folha de S. Paulo)

A crise da zona euro não parece assustar a Estônia, país que veio
a) da desintegração da antiga Iugoslávia, que além da Estônia resultou em uma série de países independentes como a Sérvia e a Croácia.
b) do fim da Tchecoslováquia que além da República Tcheca e da Eslováquia deu origem também a Estônia.
c) da implosão da antiga URSS no início dos anos 90, e com o final da chamada Guerra Fria.
d) da união de dois países que anteriormente eram independentes, eram eles o Condado de Essex e o principado da Latônia.
e) da independência da Letônia já que Tallinn vivia sob jugo do vizinho.

41)  As autoridades egípcias informaram ontem que pelo menos 13 pessoas morreram vítimas de disparos durante confronto entre cristãos copta e muçulmanos no Cairo. Cerca de 140 pessoas ficaram feridas. O conflito ocorreu quando os cristãos realizavam um protesto contra a discriminação que sofrem no país.
( adaptado do Estadão)
Também é exemplo de conflito religioso a briga entre dois países, estando ela apontada na questão
a) Argentina e Uruguai pela guerra das papeleiras
b) Índia e Paquistão, tendo como principal motivação a disputa da região da Caxemira.
c) Alemanha e Inglaterra pela concorrência entre as Igrejas Luterana e Anglicana
d) Rússia e Chechênia, onde a natureza do conflito é exclusivamente religiosa.
e) Coreias do Norte e Sul, historicamente marcadas pela rivalidade religiosa.

42) O papa Bento 16 proclamou beato seu antecessor, João Paulo 2º, em uma solene cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (01). Cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo participaram da celebração católica, informou a polícia de Roma. ( adaptado do site do UOL)
Recentemente o Brasil também viu a beatificação de uma religiosa brasileira, foi ela
a) Irmã Gertrudes
b) Irmã Dulce
c) Irmã Caridosa do Joá
d) Irmã Abigail
e) Irmã Terezinha

43)  Uma manifestação que reuniu cerca de 10 mil pessoas neste domingo (29/05/11) em Belgrado em apoio ao ex-general Ratko Mladic, preso sob acusação de crimes de guerra e genocídio, terminou com 20 feridos, entre manifestantes e policiais, e mais de 100 pessoas presas. De acordo com o chefe da polícia sérvia, Milorad Veljovic, a maioria do detidos são jovens. Segundo o porta-voz do serviço de emergência do país, 20 pessoas tiveram ferimentos leves, metade deles são policiais.
( adaptado do site G1)
Recentemente iniciou-se o processo de independência de mais um país na região da antiga Iugoslávia e este, de maioria muçulmana,  veio de dentro da própria Sérvia. O país indicado é
a) Croácia
b) Sarajevo
c) Kosovo
d) Estônia
e) Luxemburgo

44) A Bolsa de Valores de Lima registrou nesta segunda-feira uma queda de 12,23% no meio do dia como reação à vitória do nacionalista Ollanta Humala nas eleições presidenciais. A forte queda de 8,71% no início das operações provocou a suspensão das operações na bolsa por duas horas e meia.
O texto se refere ao
a) Chile
b) Uruguai
c) Equador
d) Peru
e) Panamá

45) Confrontos entre as comunidades cristãs e muçulmanas deixaram 246 mortos na Nigéria, denunciou nesta sexta-feira (22/04/11) a ONG de defesa dos direitos humanos Civil Rights Congress. A onda de violência acontece após a reeleição do presidente cristão Goodluck Jonathan, e obrigou dois Estados do norte muçulmano do país a adiar as eleições para governador.( adaptado do site R7)
Sobre a notícia acima são feitas as seguintes afirmações:
I. A Nigéria é o país mais populoso da África e tem como principal riqueza o petróleo.
II. A Nigéria vem passando por sérios distúrbios políticos e por isso é mais um que se soma à chamada Primavera Árabe.
III. Conflitos religiosos na África representam um fenômeno novo e isolado já que os povos do continente são em sua maioria ateus.
IV.  Recentemente a África viu surgir o seu mais novo Estado independente, o Sudão do Sul, separado após decisão da população local em referendo no início de 2011.

Está correto o que consta APENAS em:
a) I e II
b) I, II e IV
c) II e IV
d) I e IV
e) I, II e III

46) A Polônia assumirá na sexta-feira (1°/07/11)  a presidência semestral da União Europeia (UE) e sua primeira tarefa será conduzir a crise da dívida na Grécia, que está afetando a solidariedade dos países do bloco. Para o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, a "Polônia forjou a imagem de ser um país capaz de se converter em um novo motor da União Europeia". ( adaptado da AFP)
O país que exerceu a presidência rotativa da União Europeia no primeiro semestre de 2011 foi:
a) Letônia
b) Suíça
c) Noruega
d) Ucrânia
e) Hungria

47) John Demjanjuk, antigo guarda do campo de concentração nazista de Sobibor, foi condenado em Munique a cinco anos de prisão por cumplicidade no homicídio de 27.900 judeus há 68 anos. Familiares de judeus holandeses deportados e mortos em Sobibor assistiram à audiência.
Um dos filmes abaixo não trata do Holocausto:
a) A Vida é Bela
b) A Lista de Schindler
c) O Pianista
d) O Menino do Pijama Listrado
e)  Feliz Natal

48) A polícia da Bielo-Rússia prendeu dois suspeitos de envolvimento no ataque a uma estação de metrô da capital, Minsk, que deixou 12 mortos e cerca de 200 feridos. Segundo o presidente do país, Alexander Lukashenko, os suspeitos confessaram participação no atentado, que aconteceu na segunda-feira ( 13/04/11).
( adaptado do IG)
Sobre o terrorismo são feitas as seguintes afirmações:
I. As ações terroristas hoje no mundo são exclusivamente religiosas como atesta a notícia acima.
II. O terrorismo islâmico sofreu um emblemático revés com a morte de Osama Bin Laden neste ano no Paquistão.
III. A morte de Osama Bin Laden foi planejada e executada pela OTAN, a aliança militar do ocidente.
IV. O terrorismo na Bielo-Rússia tem direta relação com o movimento separatista que luta pela emancipação do país contra a Rússia.
Está correto o que consta APENAS em:
a) II e III
b) II e IV
c) IV
d) I
e) II

49) O devastador terremoto em Chistchurch custará às seguradoras cerca de US$ 12 bilhões em indenizações às vítimas. Se o valor for confirmado, será o segundo desastre natural mais custoso da história, atrás apenas do terremoto de Northridge, na Califórnia, que em 1994 obrigou as companhias de seguros a desembolsarem US$ 20,3 bilhões.
O terremoto de Chistchurch ocorreu num país da Oceania:
a) Austrália
b) Nova Zelândia
c) Indonésia
d) Samoa
e) Palau

50) Quase toda a região(...) do País ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local) - 0h30 (horário de Brasília), após um problema em linhas de transmissão locais ainda não identificado. O apagão atingiu vários estados. Segundo Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não se sabe ainda o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão.
O citado apagão ocorreu na:
a) Região Centro-oeste
b) Região Sudeste
c) Região Nordeste
d) Região Sul
e) Região Norte

51) O Grande Colisor de Hádrons (LHC) bateu um novo recorde nesta terça-feira. O acelerador de partículas conseguiu produzir a colisão de dois feixes de prótons a 7 tera-elétron volts, criando uma explosão que os cientistas estão chamando de um "Big Bang em miniatura". O feito emocionou a equipe do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), que aplaudiu de pé o resultado da experiência assistida por pesquisadores do mundo todo via um link remoto.
O experimento científico citado na notícia acima está localizado:
a) na Bélgica
b) na Suíça
c) na Holanda
d) na França
e) na Inglaterra

52) Depois de duas noites no Rio de Janeiro, o presidente americano Barack Obama e família deixaram a cidade na manhã desta segunda-feira (21). Por volta das 8h20, eles saíram do hotel onde estavam hospedados em Copacabana, na Zona Sul da cidade, e seguiram para a Base Aérea do Galeão, de onde partiram para o Chile. A aeronave decolou por volta das 9h10.
( adaptado do site G1)
Sobre a notícia acima são feitas as seguintes afirmações:
I A visita de Obama sinaliza para uma reaproximação políticas dos dois países já que no governo Lula alguns episódios os afastaram. Um exemplo foi a visita do presidente iraniano ao Brasil, Mohamud  Ahmadinejad
II Apesar de inúmeras divergências não se pode incluir nesta lista o episódio de Honduras, quando os dois países se mantiveram aliados no propósito de apoiar a volta do presidente Manoel Zelaya
III A grande consequência econômica da visita do presidente norte-americano foi a decisão do governo Dilma de comprar os 36 caças da Boeing, decisão que se arrastava desde o governo FHC.
IV Politicamente o Brasil almeja um apoio mais incisivo dos EUA quanto a nossa ambição de obter uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Está correto o que consta APENAS em:
a)     I e II
b)    II e IV
c)    III e IV
d)    I e III
e)    I e IV

53) Especialistas acreditam em acordo para aumento do teto da dívida dos EUA
Bolsas de valores em queda no mundo inteiro e o dólar com desvalorização mais acentuada dão a tônica da apreensão que tomou conta dos mercados por causa do impasse da dívida norte-americana, que é US$ 14,3 trilhões. Mas, de modo geral, quem acompanha as finanças mundiais acredita que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Congresso chegarão a um acordo, até o próximo dia 2, para o aumento da dívida.
Fonte: JB online, 2 de agosto de 2011
Sobre a crise econômica são feitas as seguintes alternativas:
I A economia norte-americana preocupa e o risco de moratória da maior potência planetária assombra o mundo. O impacto seria ainda turbinado pelo delicado momento que atravessam as outras economias desenvolvidas, como a Europa, que vive uma  crise de confiança e endividamento e o Japão com os problemas vividos pós-terremoto e tsunami.
II Com a discussão da possibilidade do calote americano, se coloca em dúvida um modelo  de sociedade de mercado, de respeito aos direitos adquiridos.
III A tendência é o aumento do fluxo de capitais para países emergentes, como o Brasil. Esse cenário deve se manter enquanto houver um forte descompasso entre o crescimento desses emergentes e a estagnação das nações mais ricas. 
IV Entre os mercado emergentes, a América Latina desponta como principal pólo de atração de recursos para investimentos estrangeiros diretos, deixando na segunda posição a Ásia.
Está correto o que consta APENAS em:
a)    I, III e IV
b)    II, III e IV
c)    I, II e III
d)    III e IV
e)    II e IV

54) Noruega não será intimidada por ataques, afirma premiê
O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira que a Noruega não seria intimidada pelo ataque a bomba e o massacre a tiros de sexta-feira, afirmando ter sido uma "tragédia nacional". A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 76 mortos. As autoridades chegaram a divulgar que 93 pessoas tinham morrido nos ataques, mas revisaram os dados e informaram um novo balanço na segunda, dia 25.
Fonte: Terra, 27 de julho de 2011
Sobre o episódio recente na Noruega são feitas as seguintes afirmações:

I Behring Breivik, o atirador norueguês, num manifesto publicado na internet demonstra uma forte aversão ao multiculturalismo e sua política de tolerância global. As preocupações aumentam na Europa com o recrudescimento de grupos de extrema-direita.
II Entende-se multiculturalismo como a predominância de determinada cultura sobre as  demais, portanto representa a hegemonia dos países mais desenvolvidos e o esmagamento das tradições minoritárias.
III O Brasil é citado no manifesto do terrorista. Para ele a miscigenação cultural brasileira resultou em uma falta de coesão nacional, o que teria tornado o País "permanentemente disfuncional" e seria responsável pelos altos índices de corrupção, falta de produtividade e eterna disputa entre "culturas conflitantes".
Está correto o que consta APENAS em:
a)    I
b)    II
c)    I e III
d)    II e III
e)    I, II e III

55) Conselho de Segurança debate pleito palestino a Estado-membro da ONU
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou nesta terça-feira um debate sobre a decisão dos palestinos de pleitear, em setembro, o status de Estado-membro da ONU. Os palestinos culpam o fracasso no processo de paz com Israel, patrocinado pelos Estados Unidos, por sua decisão de tentar ingressar unilateralmente na ONU. A iniciativa palestina tem o apoio dos países árabes, mas os Estados Unidos – que têm poder de veto no CS – e Israel pediram a eles que voltem à mesa de negociações.
Fonte: BBC Brasil, 26 de julho de 2011
Sobre o tema são feitas as seguintes alternativas:
I Para a Palestina se tornar de fato um país reconhecido como independente  é necessária a desocupação imediata da Faixa de Gaza. Com a entrega total da Cisjordânia, Israel espera melhorar as relações com os árabes, ainda mais agora com o anúncio de entrega de toda Jerusalém aos palestinos.
II  Outra evidência da Palestina não ser reconhecida como país independente é o fato de não integrar os quadros da FIFA, a federação internacional de futebol.
III  No Conselho de Segurança da ONU EUA e Israel podem usar o poder de veto para  impedir a  entrada da Palestina, portanto a tendência é de que isso ocorra, pela natural rivalidades entre estes Estados.
Está correto o que consta APENAS em:
a)    I e II
b)    I, II e III
c)    II e III
d)    Todas estão corretas
e)    Todas estão incorretas

56) O Brasil quer uma relação comercial mais estratégica com a China. Na visita que fará à China a partir de sexta-feira (8), a presidenta Dilma Rousseff vai defender que os dois países construam uma relação de sociedade, em vez do atual modelo de balcão de negócios. ( site Terra)
Sobre as relações Brasil e China avalie:
a)    O Brasil leva considerada vantagem nas trocas entre os países já que exportamos principalmente produtos industrializados enquanto importamos produtos básicos.
b)    Os principais produtos exportados para a China são minério de ferro e soja, enquanto importamos principalmente produtos industrializados.
c)    O Brasil vem mantendo postura crítica com relação aos direitos humanos, como no caso das execuções dos uigures da região separatista de Xinjiang.
d)    O Brasil é o maior parceiro econômico da China e vice-versa.
e)    A democracia limitada é motivo de cerceamento das relações comerciais entre os países.
57) Uma grande aventura aqui no Fantástico. Uma expedição - de carro - saindo da Amazônia em direção ao Oceano Pacífico. Vamos pegar a Transoceânica, estrada ainda em construção que cruza desertos, montanhas geladas, cidades engolidas pela lama e revela muitas surpresas. Nós nos acostumamos a ver o mapa do Brasil todo virado para o lado leste, para o Oceano Atlântico, dando as costas para todos os vizinhos que estão a oeste, os países de fala hispânica, a Cordilheira dos Andes, o próprio Oceano Pacífico, que fica do outro lado. É por isso que, deste ponto de vista, o Acre fica no fim do Brasil. Mas, com a construção da Transoceânica, os acreanos querem ser vistos como o começo de tudo.
( Fantástico)
A transoceânica é um megaprojeto binacional do Brasil com o:
a)    Chile
b)    Peru
c)    Equador
d)    Panamá
e)    Suriname

58)  No primeiro semestre de 2011 (janeiro a junho), o maior exportador entre os estados brasileiros foi São Paulo (US$ 27,089 bilhões), acompanhado por Minas Gerais (US$ 18,684 bilhões) e Rio de Janeiro (US$ 14,531 bilhões). Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (US$ 9,261 bilhões) e Paraná (US$ 8,228 bilhões).
( O Globo)
O maior porto brasileiro em volume de exportações é o:
a)    Porto de Santos
b)    Porto de Paranaguá
c)    Porto de Itaguaí
d)    Porto de Natal
e)    Porto de Mar de Espanha

59) Amazônia Azul: um oceano tão rico quanto a Amazônia verde
O território apresenta enorme potencial de desenvolvimento para o País e, assim como a Amazônia verde, está ameaçado pelos interesses internacionais e pela biopirataria. Algumas iniciativas já foram tomadas no sentido de reunir esforços para definir estratégias de melhor aproveitamento e exploração da região.
Como Amazônia Azul pode-se definir
a)    A parte da floresta amazônica que fica no vizinho Peru na região de Azul Guapo
b)     As riquezas minerais da floresta amazônica que em por sua importância econômica recebe esse nome
c)    Como o aquífero Guarani localizado principalmente na região Centro-oeste do Brasil.
d)    Como o conjunto de rios que formam a extensa rede fluvial da região amazônica.
e)    Como o mar territorial,  faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 quilômetros) a partir do litoral do país.

60) Mais de 200 policiais do Brasil e do Peru iniciaram nesta segunda-feira uma megaoperação antidrogas na região de Loreto (zona fronteiriça do Peru, Colômbia e Brasil), disse nesta quarta-feira uma fonte oficial em Lima.
(AFP)
Programa de desenvolvimento e defesa da Região Norte do Brasil idealizado em 1985 durante o governo Sarney, já previa a ocupação militar de uma faixa do território nacional situada ao Norte da Calha do Rio Solimões e do Rio Amazonas:
a)    Projeto Calha Norte
b)    Projeto Fronteira Sem Limites
c)    Projeto Sivam
d)    Projeto Amazon Defender
e)    Projeto RadamBrasil

61)  A ação dos bandidos, em agosto de 2005, surpreendeu a todos pela maneira silenciosa como foi conduzida: nenhum tiro foi disparado e ninguém testemunhou o assalto, que causou um rombo no BC de, aproximadamente, R$ 164 milhões. Anos mais tarde, diversos integrantes da quadrilha acabaram sendo presos. Mas os principais mentores do golpe ainda estão soltos e apenas R$ 27 milhões foram recuperados pela Polícia Federal (PF), segundo a produtora executiva do filme, Walquíria Barbosa.
Está em cartaz mais um filme brasileiro que pretende ser um blockbuster no mercado nacional, “Assalto ao Banco Central”. Essa história verídica ocorreu:
a)    Em Salvador
b)    Em Fortaleza
c)    Em Maceió
d)    Numa sofisticada cidade da região serrana do Rio de Janeiro
e)    Em Natal



















 



Nenhum comentário:

Postar um comentário