sábado, 9 de julho de 2011

SIMULADO 13!!! Estilo CESPE ( Certo ou Errado), Julho de 2011!

Carre pão: a luta para nascer
Teve início a batalha para unir o Pão de Açúcar ao Carrefour e criar um gigante franco-brasileiro no varejo mundial. Pode até ser bom para o consumidor brasileiro.
Veja, 6 de julho de 2011
Quem ganha com a fusão?
A União entre o Pão de Açúcar e o Carrefour é boa para Abílio Diniz e os franceses. E o Brasil?
Carta Capital, 6 de julho de 2011


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
1 As abordagens sobre o tema feitas pelas revistas são imparciais e muito semelhantes.
2 Tem sido característica na economia brasileira a formação de grandes empresas através de fusões ou aquisições  entre empresas nacionais e também com estrangeiras. São exemplos os casos da AmBev e Interbrew, do Itaú e Unibanco,Perdigão e Sadia, Submarino e Americanas ponto com além do caso citado no texto acima.
3 O órgão responsável para avaliar este tipo de procedimento é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade), que é vinculado ao Ministério da Justiça. Ele tem a finalidade de orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e da repressão a tais abusos.

Governo argentino lamenta morte de Itamar Franco
O Governo argentino enviou neste domingo suas condolências ao Brasil pela morte do ex-presidente e senador Itamar Franco. "O ex-presidente foi um destacado político brasileiro e, sob seu governo, foram promovidas as condições que firmaram as bases para o crescimento econômico e social do Brasil nas últimas décadas", disse o Ministério das Relações Exteriores argentino em comunicado.
Fonte: site Terra, 3 de julho de 2011
 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
4 Durante a  presidência  de Itamar Franco a integração econômica  regional foi desestimulada e o governo apelou para medidas nacionalistas e protecionistas, como o relançamento do fusca.
5 Também durante o período de  Itamar na presidência,  cumprindo com o previsto na Constituição de 1988, o governo realiza um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. Em função dos resultados, foi mantido o regime republicano e presidencialista.
6 Erroneamente se associa o plano real ao governo Itamar quando na verdade ele só foi lançado em 1995 no governo Fernando Henrique Cardoso.

Governo suspende leilão do trem-bala entre Rio e São Paulo
O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio, não vai mais ocorrer neste mês. Ainda não há definição de nova data para a licitação do projeto de R$ 34 bilhões, o mais caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja entrega das propostas estava marcada para segunda-feira e o leilão em si no dia 29.
Fonte: site IG economia, 6 de julho de 2011
7 A respeito das principais dificuldades em realizar o citado leilão estão a queda do ministro dos transportes e as incertezas de lances.
8 O gargalo da infraestrutura é um mal comum a todos os países ditos emergentes, como é o caso da África do Sul que durante a Copa mostrou toda a sua fragilidade no setor de transportes.
9 A queda do ministro dos transportes por corrupção é a segunda no governo Dilma Rousseff, já que o ex-ministro da Integração Nacional Antonio Palocci também se afastou por esse motivo.
10 A corrupção não é um dos problemas de outro emergente como a China já que no país a pena de morte é adotada também para esses casos.

A China inaugurou a mais longa ponte sobre o mar do mundo, na cidade litorânea de Qingdao. A ponte tem 36,48 quilômetros



Nenhum comentário:

Postar um comentário