terça-feira, 5 de julho de 2011

10 DICAS DE FILMES PARA ATUALIDADES!!



1) Restrepo ( “Restrepo”)
Documentário americano de 2011 que retrata o dia a dia das tropas de Obama na guerra do Afeganistão. Sebastian Junger e o fotojornalista britânico Tim Hetherington, diretores do filme,  passaram um ano no Vale Korengal junto aos soldados num local de intensos conflitos e o resultado é um retrato nu e cru dos horrores de uma guerra.

2) Trabalho Interno ( “Inside Job”)
Documentário vencedor do Oscar de 2011 retrata os aspectos mais instigantes da crise econômica mundial de 2008, com entrevistas e depoimentos de personagens diretamente envolvidos. A quebradeira geral, cujo custo é estimado em US$ 20 trilhões, resultou na perda do emprego e moradia para milhões de pessoas e em muitas questões de concursos.

3) Maria Cheia de Graça ( “Maria, Llena eres de Gracia”)
Coprodução   colombiano-americana  o filme retrata a vida das chamadas “mulas” ou seja, pessoas, principalmente mulheres que transportam a droga da Colômbia para os EUA. O tema é bastante oportuno tendo em vista a divulgação do último relatório da agência UNODC da ONU que indica um forte aumento do tráfico de cocaína partindo do Brasil.

4) Rio Congelado ( “Frozen River”)
Produção independente norte-americana lançada em 2008 o filme retrata o drama dos imigrantes que tentam entrar nos EUA pela fronteira norte com o Canadá.  Chineses, paquistaneses e outras nacionalidades estão na lista dos que mais se aventuram nos limites setentrionais do país. Nada mais atual do que o drama humano dos migrantes e refugiados.

5) Nascidos em Bordéis (“Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids”)
Apesar do nítido desenvolvimento de algumas nações, os chamados emergentes, os problemas sociais continuam evidentes nesses países. É o que retrata este documentário, vencedor do Oscar de 2004 sobre a Índia e em particular sobre a rotina nos bordéis de Calcutá, das milhares de crianças, filhos e filhas de prostitutas quase sempre  muitas delas infectadas pelo vírus do HIV.  Os países  emergentes agrupados na sigla BRICS têm caído bastante em prova.
6) A Caminho de Guantánamo (   "The Road to Guantanamo")
O documentário de 2006  é o terrível relato em primeira mão de três muçulmanos britânicos que estiveram em cativeiro dois anos sem qualquer acusação, na prisão militar americana da baía de Guantanamo, em Cuba. Ganhador de importantes prêmios como o Urso de Prata do festival de Berlim filme é bastante crítico com relação à política externa americana e britânica, tema constante em concurso.

7) Simonal: Ninguém sabe o duro que dei
Produção brasileira dirigida por Cláudio Manoel sobre o cantor Wilson Simonal e a polêmica em torno da sua figura no contexto da ditadura militar. Durante muitos anos, décadas, Simonal foi acusado de ter relações com o aparato repressivo do regime militar ao se envolver numa história de agressão ao seu ex-contador.  O documentário ajuda a compreender aspectos do período em que os militares dirigiram o governo.

8) Entreatos
Documentário brasileiro de João Moreira Sales sobre a campanha que levou Lula ao poder em 2002. A câmara acompanha o então candidato por todos os lugares, inclusive em reuniões com poderosos articuladores do PT e na relação do líder com o povo.  Original por aproximar o espectador do personagem principal  em suas mais diferentes nuances.

9) Promessas de um novo mundo ( “Promisses”)
Belíssimo documentário que mostra a visão de 7 crianças árabes e judias sobre a visão do conflito entre seus povos. O filme ajuda a entender os conflitos regionais a partir de um outro ângulo, mais humanista. Foi lançado em 2001 e é uma coprodução dos EUA, Israel e Palestina, sendo muito útil para entender um assunto que constante nas provas de concurso.

10) Um Passaporte Húngaro
Produção brasileira de 2003 dirigido por Sandra Kogut o documentário retrata as peripécias da diretora para retirar um passaporte húngaro já que possui ascendência. Ao mesmo tempo se discute a questão das identidades nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário