domingo, 19 de junho de 2011

SIMULADO 9!! APLICADO NA FOLHA DIRIGIDA!!


1) O ex-líder cubano Fidel Castro fez ontem uma aparição de surpresa na cerimônia de encerramento do Congresso do Partido Comunista, um divisor de águas que aprovou os planos para reformar o modelo econômico do país e o sistema de partido único que Fidel construiu. Delegados entoavam "Fidel, Fidel" quando o líder de 84 anos foi conduzido a seu assento. Ele compareceu em apoio a seu irmão e sucessor Raúl, eleito líder do Partido Comunista.
( adaptado do jornal New York Times)

São feitas as seguintes afirmações:
I As reformas econômicas em Cuba recrudescem as medidas tomadas desde o início do processo revolucionário, ou seja, buscam ampliar a presença do Estado na economia e inibir a iniciativa privada.
II No plano internacional a ilha finalmente retornou para a OEA ( Organização dos Estados Americanos) num claro gesto de reaproximação dos EUA.
III A questão dos presos políticos ainda é um grande problema em Cuba. A comunidade internacional critica o país pela existência desses inúmeros prisioneiros.

Está correto o que consta APENAS em:
a) I
b) II e III
c) III
d) Todas estão corretas
e) Todas estão Incorretas

2) Na semana anterior, começou uma série de nove novos julgamentos contra repressores da ditadura. O ex-comissário Roberto José Martínez Dorr começou a ser julgado por sequestro e tortura contra o estudante Froilán Aguirre. Os novos julgamentos acontecerão em Salta, Tucumán, Corrientes, Rosario, e Mar del Plata.
( adaptado da agência EFE)
O texto se refere:
a) Argentina
b) Uruguai
c) Bolívia
d) Equador
e) Venezuela

3) Centenas de milhares de manifestantes vão às ruas há mais de uma semana para exigir a saída do presidente Hosni Mubarak, que está no poder há quase 30 anos. Em resposta, o presidente já anunciou que não disputará a reeleição, mas que pretende permanecer no poder até que um sucessor seja escolhido.
( adaptado do site BBC Brasil)
O texto se refere ao país que viu a queda de seu líder Hosni Mubarak ocorrer no inicio do ano, e a alternativa que indica esse país  é
a) Tunísia
b) Líbia
c) Síria
d) Egito
e) Iêmen

4) Caso o novo Código Florestal for adotado pelo governo brasileiro da maneira em que está, o desmatamento no país pode aumentar 47% até 2020. A informação foi apontada em um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Brasília, em parceria com cientistas da Holanda e da Noruega. O projeto chamado Lupes (Política de uso da terra e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento, na tradução do inglês) se baseia no total desmatado no país em 2008. Estima-se que se a atual lei, que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais, vigorasse até 2020, seria derrubado no país 1,1 milhão de hectares de floresta (11 mil km²) a mais que em 2008. ( adaptado do site G1)
O autor do polêmico novo Código Florestal  é o deputado
a) Cristovão Buarque
b) ACM Neto
c) Aldo Rebelo
d) Marco Maia
e) Chico Alencar

5) Na noite da sexta-feira, o ministro Antonio Palocci, finalmente falou. Depois de três semanas de um silêncio até então inquebrantável, desde a revelação de seu súbito enriquecimento como dono da Projeto, empresa de faturamento de R$ 20 milhões em 2010 e proprietária de um apartamento de R$ 6,6 milhões. Palocci deu as primeiras declarações públicas sobre suas prósperas atividades como “consultor” de grandes empresas. Numa entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, concedida depois de ele ser cobrado pela presidente Dilma Rousseff a se pronunciar, Palocci defendeu-se das suspeitas de tráfico de influência e enriquecimento ilícito. ( adaptado da revista época)
A pasta que o ex-ministro Antonio Palocci ocupava era
a)  Relações Institucionais
b) Fazenda
c) Planejamento
d) Casa Civil
e) Cultura
.
6) O primeiro-ministro da Grécia, Giorgos Papandreou, anunciou nesta quarta-feira que vai formar um novo gabinete até quinta. Em seguida, ele buscará um voto de confiança do partido governista Pasok no Parlamento. O anúncio ocorre em meio a uma nova tentativa de obter apoio para aprovar um pacote adicional de austeridade, solicitado pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O país enfrentou nesta quarta-feira sua terceira greve geral do ano e foi palco de massivos protestos contra o plano econômico, cujo objetivo é evitar a falência do estado.
( adaptado da revista Veja)
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
I  A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da zona do euro, em particular na Grécia, arrastaram o bloco para uma crise financeira sem precedentes.
II Ao contrário da Grécia a Espanha começa a dar mostras de recuperação e ao lado de Portugal tem uma recuperação econômica invejável, exemplo disso são as manifestações favoráveis ao PSOE, o partido do governo Zapatero.
III A Grécia, até o momento, é o único país da Europa que recorreu  a empréstimos no exterior.
Está correto o que consta APENAS em:

a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) Todas as alternativas são incorretas

7) Alassane Ouattara assumiu no sábado seu cargo como presidente, depois de meses de violência e de comoção política. A cerimônia de juramentação, efetuada na capital administrativa, Yamusukro, põe fim a uma estagnação política, e a um breve conflito que levou Ouattara ao poder.Ouattara ganhou as eleições de novembro, mas não assumiu normalmente pois o então presidente Laurent Gbagbo negou-se a ceder o poder. Gbagbo foi preso em 11 de abril, quando soldados franceses encabeçaram um ataque ao complexo presidencial, onde ele se havia refugiado em uma casamata.
( adaptado do jornal Zero Hora)
O texto se refere ao maior produtor de cacau que é
a) Somália
b) Libéria
c) Sudão
d) Costa do Marfim
e) Zimbábue

8) O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, conclamou prefeitos de 16 cidades e representantes de 47 municípios do mundo a agirem rapidamente contra as mudanças climáticas, na abertura de evento internacional sobre meio ambiente, em São Paulo, nesta terça-feira. O C40 São Paulo Summit vai discutir soluções a favor da melhor qualidade de vida e para conter o aquecimento global. Bloomberg, que preside a rede C40, disse que as iniciativas das cidades que compõem o grupo - de países como Brasil, Estados Unidos, Holanda, Argentina e Etiópia - servem de exemplo e de esperança para o resto do mundo num momento em que muitas medidas que vêm sendo tomadas para proteger o meio ambiente não têm trazido bons resultados.  ( adaptado de O Globo)
O tema discutido no encontro entre prefeitos realizado em São Paulo foi
a) as preocupações com o desenvolvimento de armas nucleares
b) a sustentabilidade e as novas formas de preservação ambiental conjugadas  com desenvolvimento econômico
c) a preocupação em erradicar a pobreza mesmo que isso represente agressões ao meio ambiente.
d) o fluxo comercial entre eles e a preocupação com as barreiras protecionistas erguidas por alguns desses países.
e) o problema do trânsito aéreo e a adoção de um sistema único internacional de controle do espaço aéreo.

9) Partido em fase de criação capitaneado pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, a sigla usou a assinatura de quatro pessoas mortas na lista de apoio  para a fundação da sigla em Santa Catarina. O iG teve acesso ao relatório produzido pelo chefe do cartório da 49ª Zona Eleitoral do Estado, Ângelo Eidt Pasquale. Segundo o documento, 140 assinaturas “não tiveram a autencidade comprovada”.Os indícios de fraude foram identificados nos municípios de Jupiá, Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste, que fica a cerca de 600 km de Florianópolis.
( adaptado do site IG)
O novo partido político citado no texto é
a) PMM
b) PSD
c) PRJ
d) DEM
e) PV

10) O Brasil precisa ajudar a libertar os 11 advogados – entre eles uma mulher – presos por defenderam opositores do governo. O apelo foi feito hoje pela advogada iraniana Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2003 e militante da área de direitos humanos.Em entrevista na sede da seção da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Shirin agradeceu o empenho brasileiro no caso de  Sakineh Ashtiani, condenada ao apedrejamento por adultério.
( adaptado da Agência Brasil)
O texto se refere
a) Iraque
b) Irã
c) Afeganistão
d) Marrocos
e) Síria

Nenhum comentário:

Postar um comentário