domingo, 19 de junho de 2011

GABARITO COMENTADO DO SIMULADO 9!!

1)Letra C. A primeira assertiva é falsa tendo em vista que as reformas econômicas em Cuba têm como propósito o contrário, ou seja, a redução do papel do Estado na economia, exemplo disso são os incentivos à iniciativa privada. A segunda assertiva também está incorreta pois apesar da revogação da suspensão de Cuba na OEA o país de Raúl ainda não regressou para os quadros da organização americana. A única alternativa correta é a terceira já que o problema dos presos políticos ainda persiste apesar da importante mediação da igreja católica cubana e da Espanha no sentido de libertar alguns deles.

2) letra  A. A questão faz referência às medidas do governo de Cristina Kirchner de incentivar os julgamentos que vem ocorrendo de ex-chefes militares, responsáveis pela sangrenta ditadura no país ( 1976-1983). A revogação das leis de anistia, Obediência Devida e Ponto Final, ocorreram ainda no governo de Néstor Kirchner, morto em 2010. O candidato poderia matar a questão através dos conhecimentos geográficos e identificar as cidades citadas como argentinas.

3) letra D.  A questão não dá outro dica que não seja o nome do presidente deposto. O candidato deve conhecer o tema revoltas no mundo árabe ao ponto de  reconhecer os motivos que levaram aos eventos e os países envolvidos.

4) letra C. O autor do polêmico novo Código Florestal é o deputado federal Aldo Rebelo, filiado ao PCdoB de São Paulo. Aldo já foi presidente da Câmara dos Deputados. De perfil nacionalista, em 2003  o deputado apresentou PL-2762/2003 que propõe transformar o dia 31 de outubro no Dia Nacional do saci-pererê, visando substituir a importação cultural do "Halloween".

5) letra D. O ex-ministro Antonio Palocci esteve a frente do ministério da Casa Civil desde o início do governo Dilma Rousseff até 7 de junho de 2011. Durante o governo Lula Palocci foi ministro da Fazendo entre os anos de 2003 e 2006, também abreviando sua passagem pelo governo diante de denúncias de corrupção.

6) letra A. A única assertiva correta é a primeira já que na segunda são citados dois países que vivem crises também, no caso a Espanha e Portugal. Em Madri os protestos são diários, inclusive com formação de grupos anarquistas. Nas últimas eleições o partido do primeiro-ministro Jose Luis Zapatero, o  Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), sofreu fragorosa derrota. Portugal foi o terceiro país da zona euro a recorrer a empréstimos no exterior, o que invalida a terceira assertiva.

7) letra D. O candidato deveria, nesta questão, conhecer os fatos que ocorreram na Costa do Marfim entre 2010 e abril de 2011. Além disso poderia acertar se soubesse a capital do país ou o fato de ser o maior produtor de cacau. A participação dos franceses e da União Africana foi decisiva para que as tropas de Ouattara derrubassem o antigo presidente e impusessem uma nova ordem

8) Letra B. O tema central do encontro de prefeitos em São Paulo foi a sustentabilidade e a dinâmica girou em torno da troca de experiências entre as cidades, como o exemplo  de Londres que para afastar o trânsito nas ruas centrais  adotou o pedágio urbano, ou mesmo o próprio exemplo de São Paulo ao adotar o rodízio de placas.

9) letra B. A nova legenda é o PSD ( Partido Social Democrático) , fundada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Em seu estatuto constam alguns princípios como: direito de propriedade,  voto distrital,  transição do assistencialismo,  liberdade de imprensa, promoção da igualdade, e  respeito aos cidadãos pagadores de impostos

10) letra B. O caso da iraniana ameaçada de apedrejamento foi fartamente noticiada pela imprensa internacional e desde a chegada da presidenta Dilma Rousseff ao poder o Brasil vem se distanciando do governo do Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário