domingo, 5 de junho de 2011

SIMULADO 7 !! ESPECIAL BANCO DO BRASIL!!! Questões objetivas ( estilo FCC)!


1) O Sudão notificou oficialmente as Nações Unidas de que a missão da UNMIS terminará a 9 de julho", disse a fonte, citada pela agência de notícias Suna. Composta por cerca de 10 mil capacetes azuis e um milhar de civis, a UNMIS foi enviada para o Sudão em março de 2005 para apoiar a implementação dos acordos de paz que puseram fim a duas décadas de guerra civil entre o norte muçulmano e o sul majoritariamente cristão.
(adaptado de Jornal da Madeira)
Recentemente o Sudão foi obrigado a aceitar a separação de parte do seu território. A partir do dia 9 de julho o mundo terá mais um Estado independente, que será chamado de:
a) República do Nilo
b) Darfur
c) Sudão do Sul
d) Tripolitânia
e) Sudão do Norte

2) Brics rejeitam hegemonia europeia na direção do FMI
Os cinco grandes países emergentes, conhecidos como Brics, protestaram nesta terça-feira contra a intenção da Europa de se manter no cargo de diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, após a renúncia do francês Dominique Strauss-Kahn.
( adaptado da agência AFP)
Os Brics estão no noticiário e representam, como a notícia acima afirma, os emergentes países do mundo. Os Brics são:
a) Brasil, Rússia, Indonésia, China e Suíça
b) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
c) Bulgária, Ruanda, Índia, China e Suécia
d) Bélgica, Romênia, Irã, Chile e Suriname
e) Brasil, Rússia, Índia, China e Suécia

3) Tudo leva a crer que o novo diretor-gerente do organismo, que sucederá Dominique Strauss-Kahn, não será um europeu, será uma europeia. O indecente acordo entre EUA e Europa, que assegura o cargo aos países europeus e que havia sido objeto de críticas universais antes da desgraça de Strauss-Kahn, ressurgiu das cinzas com vigor. A lógica que explicaria a provável escolha de Christine Lagarde como diretora-gerente foi explicitada pela própria candidata: "Manda quem paga as contas".
( adaptado Estadão)
O organismo mencionado no texto é:
a) Banco Mundial
b) Organização Mundial do Comércio (OMC)
c) Federação Internacional de Futebol ( FIFA)
d) Fundo Monetário Internacional (FMI)
e) Organização das Nações Unidas ( ONU)

4) Depois de deixar para trás a maior crise internacional do último século, o mundo caminha rumo à recuperação. A retomada, no entanto, além de vagarosa, está ameaçada por uma enxurrada de fatores geopolíticos e econômicos que varre o globo. É o que afirma Robert Shapiro, fundador e presidente da consultoria econômica americana Sonecon.
A respeito da crise econômica mundial recentemente mais um país da zona euro pediu ajuda internacional, sendo este o terceiro, depois da Irlanda e da Grécia. O país mencionado é:
a) Turquia
b) Hungria
c) Espanha
d) Portugal
e) Eslováquia

5) Anunciados os vencedores do festival de Cannes. Premiação foi realizada neste domingo (22), na riviera francesa.
O Festival de Cinema de Cannes chegou ao fim neste domingo (22), com a entrega dos prêmios para os vencedores da mostra. Nesta temporada, foram exibidos cerca de 100 filmes desde o último dia 11, sendo que 20 deles concorreram à Palma de Ouro, o principal troféu do evento.
(adaptado do Zero Hora)

O festival de Cinema de Cannes terminou recentemente e durante o evento uma polêmica envolvendo o diretor dinamarquês Lars Von Trier  marcou o festival desse ano. A alternativa que melhor representa o teor da polêmica é:
a) O diretor defendeu publicamente o direito do  Irã de executar seus condenados a morte via apedrejamento
b) Lars Von Trier boicotou o festival ao defender uma postura ecológica mais radical dos organizadores.
c) Organizadores do festival condenaram comentários do diretor dinamarquês, que disse ser nazista e entender Hitler.
d) O cineasta fez comentários racistas sobre os africanos afirmando que estes representam seres humanos inferiores.
e) Lars Von Trier defendeu o ditador da Líbia Muamar Kadafi, considerado um títere pela comunidade internacional.

6) Após causar derrota ao governo na Câmara, Código ... "desembarca" no Senado
O novo Código – aprovado pelos deputados na última terça-feira (24) - deverá chegar ao Senado nesta semana. O projeto ainda será amplamente discutido na Casa, uma vez que o governo vai tentar emplacar mudanças em alguns pontos nos quais foi derrotado na Câmara.
( adaptado da Folha de S. Paulo)
O texto se refere a qual novo código:
a) Código Criminal
b) Código Penal
c) Código Florestal
d) Código Digital
e) Código Educacional

7) Dilma faz visita de cinco horas ao Uruguai
 Em sua terceira viagem oficial ao exterior, a presidente Dilma Rousseff chega amanhã, 30,  ao Uruguai para um encontro com o colega José Mujica.
( adaptado do jornal O globo)
O Uruguai faz parte do Mercosul e assim como o Brasil é membro fundador, tendo sido signatário do tratado que deu origem ao bloco econômico há 20 anos atrás, em 1991.  O tratado em questão é o:
a) Tratado de Montevidéu
b) Acordo de Buenos Aires
c) Protocolo de Ouro Preto
d) Tratado de Córdoba
e) Tratado de Assunção

8) Crise no mundo Árabe pode afetar emissão no Brasil e exterior
Para a Anbima, os fluxos de capitais de investidores estrangeiros para os países emergentes podem se reduzir
As turbulências nos países Árabes podem afetar a captação das empresas brasileiras, tanto no mercado interno quanto no exterior. Na avaliação do vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Alberto Kiraly, os fluxos de capitais de investidores estrangeiros podem se reduzir para os países emergentes diante do aumento da turbulência no Norte da África e Oriente Médio.
( adaptado do Estado de São Paulo)
No início do ano o mundo foi abalado pelo início das manifestações no norte de África e que se alastram cada vez mais. O primeiro país da região que teve como conseqüência a queda do governo foi:
a) Tunísia
b) Turquia
c) Argélia
d) Líbia
e) Egito

9) Ban Ki-moon pede reformas e não repressão no mundo árabe.

"Eu repito mais uma vez: a situação exige reformas audazes, não repressão", afirmou o chefe da ONU em uma coletiva.
"Em um certo número de países, uma transição política começou, ou foram prometidas reformas. É crucial que os dirigentes honrem promessas e que os processos de reformas estejam fundadas em um diálogo pluralista e transparente, com importante participação dos partidos políticos e da sociedade civil", disse Ban.
(adaptado do site  terra)

Sobre o assunto são feitas as seguintes afirmações:

I  A queda do presidente egípcio Hosni Mubarak representou a vitória dos grupos  radicais islâmicos, em especial a Irmandade Muçulmana que já se prepara para assumir o poder.

II  Para muitos especialistas esse momento vivido no mundo árabe se assemelha ao fim da URSS, principalmente pelo  efeito cascata que se sucedeu ao evento original, ou seja a queda do ditador do Iêmem.

III  A crise egípcia não altera as relações do país com Israel. Desde a criação do estado judeu o governo do Cairo não tem relações com o vizinho.
Está correto o que consta apenas em:
a) I
b) II
c) I e III
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas

10) TPI e Facebook: formas modernas de participação
MADRI - O argentino Luis Moreno-Ocampo, promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), está à frente das investigações sobre crimes contra a Humanidade na Líbia. E promete rapidez máxima no desenrolar do processo.
( adaptado da agência EFE)
Sobre o assunto são feitas as seguintes afirmações:
I  O objetivo do TPI é promover o Direito internacional, e seu mandato é de julgar os indivíduos e não os Estados (tarefa do Tribunal Internacional de Justiça). Ela é competente somente para os crimes mais graves cometidos por indivíduos: (genocídios, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e talvez os crimes de agressão quando estes tiverem sido definidos), tais que definidos por diversos acordos internacionais.
II  Com o caso de Kadafi esta será a segunda vez que um líder de um país, ainda no poder, é condenado pelo TPI. O primeiro caso foi do ditador do Sudão, Omar Hassam Ahamad Al Bashir, acusado de crimes contra a humanidade na região de Darfur.
III  As novas formas de comunicação na internet auxiliam governos autoritários com o propósito de censurar notícias e evitar que o mundo fique sabendo dos fatos que ocorrem. Se não fosse por meios convencionais, como a TV,  o mundo jamais saberia o que está acontecendo.
IV  Recentemente fez muito sucesso nos cinemas o filme “ A Rede Social” que conta a criação do Facebook, justamente umas das novas formas de comunicação citada na questão anterior.
Está correto o que consta APENAS em
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) I, II e IV
e) Todas estão incorretas

Nenhum comentário:

Postar um comentário