domingo, 22 de maio de 2011

POLÊMICA NOS CONCURSOS!!! DÊ A SUA OPINIÃO!

Rio pode adotar cotas para negros em concurso público
Governo do Rio já estuda medida e número de vagas reservadas; negros são 52% da população

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, disse ontem que os concursos públicos no Estado do Rio de Janeiro devem ter vagas reservadas para a população negra.
O governador Sérgio Cabral confirmou, por meio de sua assessoria, que a adoção de cotas raciais nos concursos está em estudo.
Segundo a ministra, a criação de um plano estadual de promoção da igualdade racial no Rio foi tema da conversa entre ela e o governador segunda-feira no Palácio das Laranjeiras.
"Na parte que se refere ao mercado de trabalho, o governador propôs que seja editado um decreto introduzindo, em todos os concursos públicos, a cota para negros", afirmou Luiza à Agência Brasil. "O que falta é um estudo para se chegar a um percentual que seja razoável, considerando a presença negra na população do Estado."

Metade da população
De acordo com os dados do Censo de 2010, do IBGE, 51,7% da população fluminense são negros, sendo 12,4% pretos e 43,1% pardos. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) foi pioneira na adoção do sistema de cotas no processo de seleção.
Atualmente, a UERJ reserva 45% do total de vagas: 20% para os provenientes de escolas da rede pública, 20% para negros ou indígenas e 5 % para candidatos com deficiência ou filhos de agentes de segurança mortos ou incapacitados em razão do serviço.
Duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contestam as políticas de cotas nas instituições de ensino e devem ser julgadas este ano. O governador Cabral já declarou seu apoio ao sistema de cotas nas universidades.

Fonte: Destak Jornal, 18 de maio de 2011

10 comentários:

  1. Pois é. Brasileiro quer emprego. Ninguém quer trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Poderiam voltar todos estes esforços para a melhoria da Educação, universal, gratuita e integral.

    ResponderExcluir
  3. 1) Branco tem ensino bom.
    2) Negro não tem. Ganha cota para compensar

    Se o negro tiver a mesma oportunidade do branco de estudar em uma boa escola com ensino de qualidade,ele não vai precisar de cota. Aliás, ele nem deveria aceitar essa esmola que se chama cota. Deveria era exigir educação de qualidade desde o maternal até o ensino superior.

    É a mesma coisa do portador de necessidades especiais. Precisava de vagas reservadas para eles? Não precisa! Eles são mais capazes do que os ditos normais fisicamente.

    O Brasíl precisa de educação de qualidade, respeito ao professor e investimento pesado na área

    Cota é a mesma coisa do Bolsa Família. Aparentemente resolve o problema..... mas não cria empregos para quem precisa e nem equaciona o problema da educação.

    Somos todos iguais. Sem educação de qualidade, futuramente teremos cotas para brancos( se isso acontecer um dia, vai ser o maior fiasco da história brasilieira..... ou melhor, do mundo!)

    ResponderExcluir
  4. Branco é mais inteligente que negro? Existe uma luta que fala tanto de igualdade. Acho que essa é a maior prova de racismo. Todos temos a mesma capacidade, basta esforço e dedicação.
    NÃO APROVO

    ResponderExcluir
  5. Não vejo como mudar a mentalidade sem educação. Quer dizer, educação de qualidade para todos, sem diferenças.
    Outro dia, li um email - não sei se real - falando de uma proposta de lei do Senador Cristóvam Buarque, que dizia que se aprovada, os filhos dos senadores e deputados seriam obrigados a estudar o ensino fundamental em escolas públicas. Verdade ou não, não deve passar mesmo, mas se fosse real e virasse lei, acredito que haveria esperança de termos um povo mais educado e sem maiores abismos criados por cotas.

    ResponderExcluir
  6. Isso é ridículo... tem que dar ensino de qualidade pra todos poderem disputar uma vaga em pé de igualdade... pra mim essa lei de cotas é "tapar o sol com a peneira"... e ainda tem um maluco (ou maluca) propondo cota pra homossexual... por acaso existe alguma diferença intelectual entre hetero e homo? Desejam tanto a inclusão "das minorias" que daqui a pouco "as maiorias" é que estarão excluídas...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sou um excluido da sociedade!
    Não sou gay!
    Então tenho que ter cautela com as palavras,gestos,simbolos,expressões...Afinal, agora, depois da Ultima do Supremo,Preciso reeducar minha filha quando a mesma presenciar uma casal de homossexuais em publico se acariciando."""O limite do direito é o direito do outro"""
    Não sou negro!
    Preciso dedicar mais algumas horas do meu dia com os estudos,pois a quantidade de vagas diminuiram.
    Não posso dizer que sou Heterossexual!
    Existe a possibilidade de alguém achar que vc esta denegrindo a imagem alheia daqueles que não são...Pura Inveja!
    Obs:O próximo passo é separar cotas para casais homossexuais......

    ResponderExcluir
  9. Continuando....
    Não sou pobre!
    Então,não tenho direito a bolsa familia,cartão carioca,auxilio aluguel,moraria com subsidio do governo de até R$23.000,Luz social...
    Sou BRANCO DA CLASSE MÉDIA!!!!
    QUAIS SÂO MEUS DIREITOS PORR....A!!!

    ResponderExcluir