segunda-feira, 25 de julho de 2011

SIMULADO 16! ESTILO CESPE!!

Escutas ilegais: parlamentares culpam a polícia por uma série de falhas
LONDRES, Reino Unido — A comissão parlamentar britânica acusou nesta quarta-feira a polícia por ter acumulado uma série de falhas na investigação sobre o escândalo das escutas telefônicas realizadas pelo tablóide do grupo News Corp, que tentou deliberadamente abafar as investigações, segundo um relatório preliminar dos legisladores.
Fonte: AFP, 20 de julho de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
1. A notícia acima atesta uma realidade  de proliferação de câmeras de segurança, de leis especiais que permitem o Estado espionar os cidadãos, de restrição da privacidade em geral. 
2.  Há dez anos o episódio do 11 de Setembro marcou de forma emblemática o aumento desta tendência de cerceamento da privacidade do cidadão, calcada no que ficou conhecida como Doutrina Bush e ilustrada pela Lei Patriota. A lei foi promulgada após os atentados do 11 de setembro de 2001,  ampliando o poder do Governo americano para obter documentos privados, promover escutas telefônicas e buscas.
3. O caso relatado não envolve o poder público já que escândalo ocorreu com um jornal que faz parte do conglomerado do magnata australiano Rupert Murdoch.

Publicado em 1949 o cenário ironicamente atual

Presidente sérvio confirma captura de Goran Hadzic
O antigo líder dos sérvios da Croácia Goran Hadzic, acusado de crimes de guerra pela Justiça internacional, foi capturado nesta quarta-feira na Sérvia, confirmou o presidente sérvio, Boris Tadic, em entrevista coletiva
Fonte, AFP, 20 de julho de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
4  A captura de Goran Hadzic e de Ratko Mladic em maio passado,  era uma das condições da União Europeia (UE) para a aproximação da Sérvia ao clube comunitário, e que Belgrado espera concretizar com sua aceitação como candidato à adesão.
5 A Sérvia é resultante da desintegração da antiga URSS que além da Letônia, Lituânia e Estônia teve a emancipação do país.
Ratko Mladic e Goran Hadzic


Chico Buarque faz show na web nesta quarta-feira
A estratégia digital para o lançamento do novo disco do Chico Buarque dá mais um passo dentro das novas tendências para a promoção de novos álbuns virtualmente.
Depois de vender 'Chico', seu mais novo disco, em formato de pré-venda virtual com vídeos dos bastidores da produção sendo lançados diariamente e postar as músicas de maneira exclusiva na internet, o cantor faz um show especialmente pra a internet nesta quarta-feira (20).
Fonte: MTV.com.br, 19 de julho de 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
6. Novas formas de comunicação, com o desenvolvimento, por exemplo, das redes sociais, como Facebook, LinkdIn, Orkut, entre outros,   criam canais diferenciados da tradicional mídia e alavancam possibilidades de contato entre as pessoas mesmo que virtualmente. 

7 Apesar do boom da internet o mercado fonográfico não deve sofrer grandes alterações e um bom exemplo é o surgimento a cada momento de novas lojas especializadas na vendas de Cds e DVDs. 

Israel, em 1967, ao defender-se dos países inimigos na "Guerra dos Seis Dias", ocupou importantes áreas estratégicas e, desde então, estas terras não mais foram devolvidas.
Sobre os constantes conflitos na região do Oriente Médio, pode-se afirmar:
8.  Yasser Arafat, Líder da OLP, Yitzhak Rabin, Primeiro Ministro de Israel, realizaram em 1993 um acordo de paz incentivados por Bill Clinton, presidente dos EUA. Alguns Judeus discordaram desta aproximação e um deles assassinou Rabin em 1995.
9.  Os países que têm suas terras ocupadas por Israel são Síria, Turquia, Jordânia e Líbano. No caso do Líbano, as terras ocupadas são um importante manancial aqüífero, denominado de Colinas de Golã, provedor de águas para a região do deserto.
10. Os conflitos no Oriente Médio afastam cada vez mais os turistas como atestam os dados sobre o número cada vez mais restrito de brasileiros que viajam para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário