terça-feira, 19 de julho de 2011

SIMULADO 15! ESTILO CESPE!!

A pobreza extrema caiu significativamente no mundo e até 2015 deverá afetar 15% da população mundial, abaixo do objetivo inicial de 23% fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo um relatório do organismo divulgado nesta quinta-feira. Tal avanço aconteceu principalmente graças a progressos feitos por potências emergentes, em particular China e Índia, cujo indicador de pobreza cairá para 5% e 22%, respectivamente, nos próximos quatro anos. Os dados foram anunciados no relatório anual de monitoramento dos Objetivos do Milênio (OMD) da ONU.
( adaptado da revista Veja)
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir:
1  Mesmo com a recente redução da miséria, o Brasil, em relação à América Latina, está atrás de países como o Chile, Argentina, Uruguai e México.
2  Entre os emergentes o Brasil está a frente da China e da Índia.
3  A taxa de extrema pobreza na Índia caiu, mas o número de miseráveis cresceu. Essa aparente contradição se deve à alta taxa de natalidade que aumenta constantemente.

A China destinará 150 milhões de iuans (23 milhões de dólares) este ano em segurança nuclear, informou a agência de notícias estatal Xinhua neste sábado ( em 14/05/11), em meio às preocupações globais quanto ao setor após a crise desencadeada pelo terremoto no continente. No ano passado, o orçamento do Ministério de Proteção Ambiental não incluía projetos de segurança nuclear, segundo a agência.
( adaptado da agência Reuters)
Sobre o tema energia nuclear são feitas as seguintes afirmações, julgue os itens que seguem
4  Recentemente dois países europeus anunciaram que não mais se utilizarão da energia nuclear, foram eles a Alemanha e a França.
5  O acidente ocorrido em Fukushima na China foi um dos mais graves da história.
6  O mais grave acidente na história em número de mortos foi o de Chernobyl, na época parte integrante da URSS e hoje território da Ucrânia.
7  A Argentina e o Brasil têm programas de cooperação na área nuclear desde os anos 80.


Quando um jovem vendedor ambulante da Tunísia escolheu uma forma radical de protestar contra o confisco de suas mercadorias pela polícia, ateando fogo ao próprio corpo, ninguém poderia imaginar que seu gesto detonaria uma onda de protestos capaz de derrubar o ditador Zine el Abidin Ben Ali de seus 23 anos de reinado.
Veja, 15 de junho de 2011
Sobre  a chamada Primavera Árabe.
8  Munidos de novas tecnologias de comunicação, os jovens manifestantes ampliaram seu poder de ação já que os movimentos de rua são orquestrados pelo simples digitar de teclado de um celular ou de um computador.
9  Na Líbia, uma rebelião se ergueu contra o ditador mais antigo do mundo árabe, Muamar Kadafi.
10  Na Tunísia, após a queda do ditador Zine Ben Ali, grupos conservadores e extremistas religiosos tomaram o país instaurando inclusive a sharia como lei no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário