sábado, 9 de julho de 2011

SIMULADO 14! ESPECIAL BANCO DO BRASIL 2011!! (Julho)

1) “O comitê de Patrimônio Mundial da Unesco decidiu nesta quarta-feira não inscrever em sua lista de lugares em perigo a cidade inca de Machu Picchu, apesar de recomendar que um painel internacional de especialistas vigie de perto a situação do local, declarado Patrimônio da Humanidade em 1983”
(adaptado do site Terra)
Desde 1957, por decisão da Assembleia Geral da ONU, a UNESCO programa, dentre os países que aderem às campanhas, o chamado Ano Internacional. 2011 é o Ano Internacional  da
a) Água
b) Química
c) Astronomia
d) Heliofísica
e) Batata

2) “A Conferência Rio+20, que ocorrerá na área do Porto do Rio de Janeiro de 28 de maio a 6 de junho de 2012, é um dos principais temas das conversas que a presidente Dilma Rousseff vem mantendo com autoridades estrangeiras. A maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde deverá definir um novo padrão para o setor. Mais de 100 presidentes da República e primeiros-ministros estarão presentes.”
(adaptado do JB online)
O conceito de desenvolvimento sustentável foi o destaque em anos anteriores do (a)
a) Relatório Brundtland
b) Acordo de Oslo
c) Tratado de Petrópolis
d) Tratado de Lisboa
e)Conferência de Nova Iorque

3) “O desmatamento na Amazônia em maio aumentou 144,4% em relação mesmo mês de 2010. Foram 268 km² de área desmatada contra 109,6 km2 no mesmo período do mês do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (em 30/06/11) pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). No entanto o desmatamento caiu em relação as dados anteriores que abrangem os meses de março e abril de 2011, quando 593 km2 de área foram desmatados”
( adaptado de Correio do Estado)

O estado brasileiro que mais desmatou em 2010 e também em 2011 foi
a) Pará
b) Rondônia
c) Maranhão
d) Mato Grosso
e) Acre

4) Desde 2000, a população brasileira cresce a uma taxa de 1,17% ao ano. Segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em agosto do ano passado, havia no País mais de 190 milhões de pessoas. Diante de um processo semelhante ao que ocorreu e ocorre em muitos países europeus, o mercado de trabalho deve começar a se reestruturar. E não apenas para quem estará no topo da pirâmide etária. Aqueles que estarão nos próximos anos na idade adulta, economicamente ativa, também sentirão mudanças no mercado. “Haverá uma reestruturação do mercado, com a criação de novas demandas em áreas médicas”, acredita Ojima.
( adaptado de JB online)
A pirâmide etária brasileira nos últimos dados  do IBGE apresentou
a) aumento da população mais jovem
b) redução da população idosa
c) manutenção dos números anteriores
d) crescimento do número de idosos
e) aumento da mortalidade entre os homens de meia idade

5) Após as seguidas explosões de câmaras subterrâneas, nos últimos dois dias, no centro e na zona sul da cidade, as pessoas que passam por essas regiões vivem um clima de insegurança..

Equipes da concessionária de energia elétrica continuam fazendo a manutenção da rede subterrânea do local. Por precaução, as tampas de bueiros foram abertas. Em decorrências das recentes explosões, ontem, a prefeitura aplicou 13 multas à Light por danos ao patrimônio público, execução de reparo em vias públicas sem licença e interrupção das vias. As penalidades somam R$ 10.282,80. ( adaptado do site Terra)
Desde o ano passado esses casos relatados no texto  se tornam mais constantes na cidade
a) de São Paulo
b) de Curitiba
c) do Rio de Janeiro
d) de Teresina
e) de Porto Alegre

6) A tempestade tropical Adrian ganhou força na quarta-feira e se transformou em furacão no oceano Pacífico, o primeiro da temporada 2011, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O governo (...) emitiu um alerta para a cidade costeira de Acapulco e ao longo do litoral até Punta San Telmo. O Adrian estava 425 quilômetros a sudoeste do porto de Acapulco e se movendo em direção a noroeste, com ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora.
(adaptado do estadão)
O texto refere-se ao
a) México
b)  Canadá
c)  Peru
d) Chile
e) Equador

7) O português radicado no Brasil Artur Barrio foi agraciado nesta terça-feira, 10, com o Prêmio Velázquez 2011, no valor de 125 mil euros (US$ 180 mil), anunciou a ministra de Cultura espanhola, Ángeles González Sinde. A ministra espanhola destacou que Barrio constrói em suas obras "uma poética radical que produz uma relação e um eco com as situações políticas". Além disso, explicou que seu trabalho "explora o efêmero e o transitório" e que ele se interessa "pelos efeitos simbólicos e a aparição de uma beleza inesperada".
( adaptado do Estadão)
O Prêmio Velásquez é um prêmio relacionado
a) ao teatro
b) ao cinema
c) as artes plásticas
d) a música
e) a propaganda

8) Jack Kevorkian, o 'Doutor Morte',  morreu aos 83 anos, disseram nesta sexta-feira (em 3/06/11) um amigo e advogado e também o porta-voz do hospital em que ele estava internado. Ele morreu no William Beaumnt, um hospital de Royal Oak da região de Detroit, disse Mayer Morganroth, onde estava internado havia um mês com problemas renais.
( adaptado do site G1)
O “Doutor Morte” ficou conhecido
a) por abusar  sexualmente de suas pacientes enquanto estavam sedadas.
b) por realizar experiências genéticas com fetos.
c) por realizar inúmeras operações de esterilização em mulheres pobres.
d) por ajudar inúmeros doentes terminais a cometerem suicídio.
e) por defender o uso de alucinógenos em tratamentos médicos.

9) Apesar de todos os olhares estarem voltados para o novo casal real, William e Kate, a irmã da noiva, Philippa Charlotte Middleton, mais conhecida como Pippa, de 27 anos, roubou a cena de um dos eventos mais esperados do ano. O costume em vários países de não usar a cor branca em casamento, à exceção da noiva, não faz parte da tradição real britânica.
( adaptado de O Globo)
O casamento do herdeiro do trono inglês foi
a) na Basílica de São Pedro
b) na Abadia de Westminster
c) na Catedral de Notre Dame
d) no Mosteiro dos Jerônimos
e) na Catedral de Colônia

10) O Ministério do Interior da França anunciou que vai reforçar a equipe que resgata destroços e corpos do voo 447, no Oceano Atlântico, com o objetivo de trazer à superfícies todos os corpos de vítimas que forem encontrados e seus pertences. O reforço deve chegar por volta do dia 20, disse o ministério em comunicado. O anúncio ocorre no dia em que foi anunciado o resgate de um segundo corpo de vítima do acidente ocorrido em 2009.
( adaptado do site G1)
O texto refere-se ao acidente envolvendo a companhia
a) Aigle Azur
b) L’avion
c) Midex Airline
d) Air France
e) Twin Jet

Nenhum comentário:

Postar um comentário