domingo, 15 de maio de 2011

SIMULADO 2 e 3 DE ATUALIDADES


SIMULADO 2

Ban Ki-moon pede reformas e não repressão no mundo árabe

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon afirmou nesta quinta-feira que a situação nos países do Oriente Médio  e do norte da África afetados por uma onda de manifestações populares exige "reformas audazes, não repressão".
"Eu repito mais uma vez: a situação exige reformas audazes, não repressão", afirmou o chefe da ONU em uma coletiva.
Fonte: Terra, 17 de fevereiro de 2011 ( com adaptações) 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a  seguir:

5 A queda do presidente egípcio Hosni Mubarak representou a vitória dos grupos  radicais islâmicos, em especial a Irmandade Muçulmana que já se prepara para assumir o poder.

6 Para muitos especialistas esse momento vivido no mundo árabe se assemelha ao fim da URSS, principalmente pelo  efeito cascata que se sucedeu ao evento original, ou seja a queda do ditador do Iêmem.

7 A crise egípcia não altera as relações do país com Israel. Desde a criação do estado judeu o governo do Cairo não tem relações com o vizinho.

8 A presidente Dilma Rousseff manifestou claro e entusiasmado apoio ao ex presidente Hosni  Mubarak, perpetuando dessa maneira a política do ex presidente Lula de apoio a regimes autoritários como foi caso do Irã de Ahmadinejad.

9 Tem se destacado nesse crise o importante papel das novas tecnologias, como os sites de redes sociais e de busca, que impedem cada vez mais a censura e o controle sobre a informação.

SIMULADO 3

Paraguaios comemoram revisão do Tratado de Itaipu pelo   Brasil
 
O Senado brasileiro aprovou, na quarta-feira (11), o decreto legislativo nº115, que revê o Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos dois países. Com isso, o Brasil triplica a compensação paga ao Paraguai pela cessão de energia gerada na usina hidrelétrica binacional de Itaipu. O valor passa de 120 a 360 milhões de dólares anuais.
 
fonte: Correio do Brasil, 15 de maio de 2011
 
Sobre o tratado de Itaipu marque C ou E:
10  O tratado de Itaipu original foi assinado por Brasil e Paraguai nos anos 70 quando os dois países viviam períodos autoritários, e determinava que a hidrelétrica construída seria binacional.


11  Durante a campanha presidencial o atual mandatário paraguaio, Fernando Lugo, prometeu rever as clausulas do tratado mas não conseguiu avançar pela oposição veemente do ex-presidente Lula. Só agora no governo Dilma Rousseff isso foi possível.

12 Para os defensores da revisão do tratado esta seria mais uma ação para intensificar a integração dos países da América do Sul e apostar no fortalecimento do MERCOSUL, que em 2011 completa 50 anos de existência.


Brasileiros lideram ranking dos que mais gastam na Argentina

Em dezembro, o gasto médio foi de US$ 164,5 por dia em Buenos Aires.
Dos turistas que foram à cidade em 2010, 35% eram do Brasil.


Os brasileiros lideram o ranking dos turistas estrangeiros que desembarcam em Buenos Aires e são os que mais gastam, por dia, na capital argentina, segundo levantamento do Observatório Turístico do governo da cidade. De acordo com os dados, Buenos Aires recebeu 2,6 milhões de turistas estrangeiros em 2010, dos quais 35% (cerca de 800 mil) eram do Brasil.

Fonte: BBC, 8 de abril de 2011

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue C ou E:
13  Brasileiros gastam cada vez mais nos exterior pois o real está valorizado frente a diversas moedas, ainda mais no caso do peso argentino incentivando o consumo no país vizinho.
14  A elevação dos gastos de turistas brasileiros no exterior também é favorecida pelo crescimento do emprego e da renda no Brasil.

15 As viagens para os EUA serão facilitadas com o fim da exigência de vistos para brasileiros. Em visita ao Brasil o presidente norte-americano Barack Obama decretou o fim de tal exigência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário